A Revelações do Apocalipse

 

10 - O Selo de DEUS no Apocalipse

 

O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda de Jesus. O sétimo selo descreve o silencio que se produzirá no Céu quando Jesus e Seus anjos vierem buscar-nos. No capítulo 7, como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, Jesus nos diz que antes de vir, seria colocado o selo de Deus na frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Senhor...

 

SERÁ A TERRA DESTRUÍDA POR UMA GUERRA TERMONUCLEAR?

1 – Que estava retendo os anjos dos quatro cantos da terra?  ...seguros os quatro _________

­­­____ ____________, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. (Apoc. 7:1 RA).

Há antecedentes proféticos na Bíblia que nos dão a chave sobre o significado destes ventos: Representam guerras (Jer. 49:36e37). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatros pontos cardeais, dá a entender que se trata de uma guerra mundial – veja o próximo estudo sobre o sexto flagelo de Deus.

2 – Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo?   ...Não danifiqueis nem a __________ , nem o _________ , nem as  _____________ , até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. (Apoc. 7:1-3).

            Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira ou a Segunda Guerra Mundial, pois os danos que são profetizados se aplica com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. II Ped. 3:7, 10.

3 – Até quando seria detida esta guerra infernal?  ...até  ____________  na __________ os ____________  do nosso Deus. (Apoc. 7:2-3).

 

QUAL É O SELO DO NOSSO DEUS?

         Apoc. 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo Espírito Santo da promessa – o Consolador – para dar-nos a certeza de que somos filhos de Deus – Efe. 1:13. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Apoc. 7:1-3 é aplicado sobre os servos de Deus, o que demonstra que já são convertidos...

Saiba quem é o Consolador, acessando o estudo: O Parakletos

4 – Onde, revela Deus, está o Seu selo para os crentes? Resguarda o testemunho, sela________ no___________ dos meus discípulos. (Isa. 8:16).

            Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.  Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. (I João 2:3-4). Paulo disse que a obediência  da lei distingue o cristão espiritual do carnal, Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Rom. 8:7-8).

         Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na lei de Deus (Êxo. 20:3-17) as três características básicas de um selo completo: 1 – Nome; 2 – Cargo; 3 – Jurisdição. Encontraremos no mandamento que estabelece o dia do repouso.

5 – Quais são as três características do selo de Deus que encontramos nos Dez Mandamentos?   

1 – NOME: Senhor Deus.

2 – CARGO: Criador –  porque, em _______ dias, fez o SENHOR...

3 – JURISDIÇÃO: o Universo –  fez o SENHOR os ____________  e a _____________ , o __________  e _________  o que neles há e, ao ______________ dia,____________ ; por isso, o SENHOR ____________  o dia de ____________  e o ___________ . (Êxo. 20:8-11).

         A Santa Bíblia ensina o que acabamos de descobrir: Dei-lhes os meus ____________ e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.  Também lhes dei os meus _____________ , para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. (Eze. 20:11-12).

Leia o Estudo: Sábados e Sábados!

Note que o Apocalipse 7:2,3 diz que o sinal de Deus teria que ser aplicado na fronte dos servos de Deus, o que na profecia significa mente, ou seja, aceitação plena. Em Eze. 20:20 nos é dito que não o conseguiremos pelo saber – razão – mas por praticar a observância do sábado do Senhor: santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Ezequiel 20:20). O selo de Deus (o Sábado) na lei, demonstra a autoridade de quem promulgou a Lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como o dia de repouso)  demonstra a quem pertence este servo, tem o nome de Deus em sua fronte, Lhe pertence...

 

O SELO DO NOVO TESTAMENTO

6 – Que profecia demonstra que os crentes não-judeus do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado? Assim diz o SENHOR: ...Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se ____________ de profanar o ____________   ...que se houver _______________ ao SENHOR  ...darei na minha ___________ e dentro dos meus muros, um ______________ e um ____________ melhor do que __________ e _______________ ; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.  Aos _________________  ...sim, todos os que guardam o _____________   ....porque a minha casa será chamada Casa de _____________  para ________  os ____________ . (Isa. 56:1-7 RA).

         Assim como Êxo. 31:16e17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre Deus e Seu povo, Isaias 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo o crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que Jesus aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento (Mat. 21:13; Mar. 11:17; Luc. 19:46).

7 – Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Senhor Jesus e a bem-aventurada virgem Maria junto com outras piedosas mulheres? ...entrou, ______ _____________ , na sinagoga, segundo o Seu _____________ , e levantou-se para ler. (Luc. 4:16). E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no _______________ . (Luc. 4:31). ...E, no _____________ , descansaram, segundo o _______________ .  (Luc. 23:52-56).

         Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado Filho, Sua mãe não fez compras dos aromas para embalsamar a Jesus no sábado, mas esperou o domingo para ungir o Seu corpo. Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual está o selo de Deus. Outras mulheres piedosas, as quais não puderam comprar na sexta-feira, guardaram o sábado e fizeram as suas compras no domingo. (Mar. 16:1e2). O próprio Senhor Jesus guardou o sábado na sepultura, só ressuscitando no dia seguinte. O mesmo exemplo encontramos na vida do apóstolo Paulo, como veremos em estudo posterior.

 

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DE DEUS

8 – Assim como em Apocalipse 12:7-9 o grande dragão representa Satanás em sua rebelião contra Deus, em Daniel 7:25 o chifre pequeno representa o anticristo, instrumento de Satanás. Que tentaria mudar o chifre pequeno? e cuidará em mudar os ___________ e a ______ ;

            O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a lei (Mat. 5:17) e que não autoriza mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os Céus e a Terra (Mat. 5:18).

              Pergunto: Os céus e a Terra já passaram?

           Portanto, qualquer mudança da lei de Deus não obedece à vontade divina, mas a daquele que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu (Apoc. 12:7-9). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade a Deus (Eze. 20:20). Quanto aos tempos citado por Daniel, o mundo ocidental mudou a forma de marcar o início de um novo dia, ou seja, passou a sinalizá-lo a partir da meia-noite indo de encontro com a forma bíblica de marcar ao por-do-sol. Gên. 1:2-5, 8, 13, 19, 23, 31; Deut. 16:6. Lev. 23:32. Nee. 13:19.

 

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAÇÃO DO SÁBADO

9 – O Apocalipse prediz que o remanescente fiel de Deus voltaria a adorá-Lo como ordena o mandamento do sábado (4º mandamento – Êxo. 20:8-11)? Vi outro anjo ...tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a _________ , e a cada _________ , e tribo, e língua, e povo,  dizendo... pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai Aquele que fez o _______ , e a _________ , e o _______ , e as fontes das águas. (Apoc. 14:6-7).

         Veja Êxodo 20:11. Quando analisamos a razão pela qual devemos  respeitar o sábado como o dia de repouso, descobrimos que é  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a lei quanto ao sábado, haveria uma Igreja remanescente e fiel que adoraria a Deus como manda o mandamento do Criador. Rom. 9:27;11:5. Seja você esta igreja!

10 – Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento?  ...os que ___________  os ______________  de Deus e a _____  em Jesus. (Apoc. 14:14).

            Esses cristãos de Apocalipse 14:12 são aqueles servos de Deus pelos quais o anjo clamava: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. (Apoc. 7:3). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Apoc 11:18, e o Senhor virá para destruir “as que destroem a Terra”.

 Minha Decisão: Sendo que o nosso Deus declara: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar. (Isa. 48:18), decido colocar minha vida em Suas mãos e pedir-lhe forças para obedecer a cada um dos dez mandamentos...

 

Meu e-mail:                                                                 Data:         /         /           .

 

http://eventosfinais.tripod.com

eventusfinis@ig.com.br

 
 

Retornar