A Revelações do Apocalipse

 

11 – Por que se observa o domingo?

 

 

       Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do Sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Bíblia alguma declaração que dissesse “santificarás o domingo”, porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é apenas uma tradição humana?

Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da observância do domingo, mas não estabelece sua santidade, ao contrário, reafirma a observância do Sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior...

Existe, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana, isto é, não tem nome) e em um destes se faz referencia a ele sem mencioná-lo. Vamos analisar um a um a fim de ver em qual deles se ordena a observância do domingo. Veja também o estudo: Sábado ou Domingo? http://eventosfinais.tripod.com ou solicite via e-mail: eventusfinis@ig.com.br  

 

ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS

1 – Analise todos os versículos* do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana e marque com um “x” no sim, quando se é ordenado guardar o domingo ou não, quando não se ordena guardá-lo.

* Mat. 28:1 -  Sim    Não.

* Marc. 16:1, 2 -  Sim    Não.

No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz “compraram aromas...” Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.

* Marc. 16:9 -  Sim    Não.

* Luc. 24:1 -  Sim    Não

Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades ( Luc. 1:1-4; Atos 1:1-3). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrario. Em Luc. 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado. E isto foi escrito cerca do ano 63 a.D., ou seja, 32 anos depois da ascensão de Jesus.

        * João 20:1 -  Sim    Não.

* João 20:19 -  Sim    Não.

O objetivo (motivo) pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados com medo dos judeus. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que Jesus havia ressuscitado (ver as duas passagens:  Luc. 24:36-43; Mat. 28:16-17).

* Atos 20:7 -  Sim    Não.

Razão da reunião: A despedida de Paulo que deveria seguir viagem no dia seguinte...

* I Cor. 16:2 -  Sim    Não.

Não fala de reunião religiosa e sim sobre fazer planos, em casa, de separarem uma quantia e dar a   Paulo, quando este chegasse. A coleta da qual se vem falando desde o verso 1 refere a uma ajuda aos irmãos da Judéia  devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30. Veja que a pessoa que recebe por semana – como era o costume daqueles dias – ao terminar a sexta-feira, recebe-o ao fim do dia. Na sequência, ao por do sol já é sábado e como se guarda o santo dia, não manuseamos dinheiro. Mas, ao por do sol termina o sábado e inicia-se o domingo. Agora sim, no primeiro dia da semana é a hora de separarmos a oferta: antes que gastemos tudo, não é?

Sendo que não existe um só versículo que se ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição humana, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo, é pagão! O Imperador romano, Constantino, assinou-o no dia 7 de março do ano 321.

2 – Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo? Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um ­­­­____  ou um _____  jamais passará da  _________ , até que tudo se cumpra. (Mat. 5:17-18). Pergunto: A Terra já passou? Cristo já Voltou? Então...

Muitos afirmam que Cristo “cumpriu a Lei” e que portanto não mais precisamos cumpri-la... Mas Ele disse também: Até que o Céu e a Terra passem... Pergunto: A Terra já passou, Ele já veio?

3 – Aprova Deus que se deixe de guardar um de Seus Mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição dos homens? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  E ­­­_____ _______ Me adoram, ensinando _____________  que são preceitos de ______________ . (Mar. 7:6-7 RA).

4 – Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos? Aqui está a perseverança dos __________ , os que ______________  os _______________  de _______  e a fé em Jesus. (Apoc. 14:12).

 

O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO

5 – De que dia fala João no Apocalipse? Achei-me em espírito, no _____ ____ ________ , e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, (Apoc. 1:10).

Os pagãos, contemporâneos de João, tinham o seu “dia do senhor”, o domingo em homenagem ao deus Sol. Porém os cristãos não adoravam o sol (pelo menos os cristão daqueles dias...) nem tão pouco ao imperador ( I Cor. 8:5,6). Por isto é que João foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa ( Apoc. 1:9). Esta é uma poderosa evidencia de que João não concordaria em render homenagem ao deus Sol e nem guardaria um dia pagão. Para os cristãos, como João, o dia do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia...

6 – De acordo com Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento? de sorte que o Filho do Homem (JESUS) é ___________  também do ________________ . (Marcos 2:28 RA).

7 – Qual é o dia de repouso do Novo Testamento? Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, _______________ , segundo o mandamento. (Luc. 23:56 RA). No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. (Mat. 28:1 RA). 

8 – Na cidade de Corinto, Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas ( Atos 18:1-3, 11). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava – guardava o dia do Senhor. Que dia reservava Paulo para as atividades religiosas (missionárias)? ...e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.  E todos os ____________  disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos. (Atos 18:3-4 RC) 

Durante um ano e meio Paulo trabalhou fazendo tendas, porém, estes 78 sábados, dedicou-os à Igreja. O fato de que aos sábados, também pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim por que era o dia de repouso, o dia do Senhor, dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica de que Paulo guardava o Sábado.  Atos 13:42, 44; 16:13. O seu costume era dedicar o Santo Sábado ao trabalho missionário dando estudos bíblicos...  Atos 17:2.

9 – Até quando continuará sendo guardado o Sábado? Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.  E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um ___________ a _________ , virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. (Isaías 66:22-23 RA).

Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado  da Terra -  Gên.2:1-3), jamais  haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versos de Isaias dizem que na Nova Terra, a cada sábado, todos os remidos irão adorar a Deus. O Sábado será tão eterno como a eternidade.

10 – Qual deve ser a razão para se guardar o sábado? Se _______ ___________ , guardareis os  _______ ____________________ . (João 14:15 RA).

 

Minha decisão: Senhor, eu Te amo, por que me amaste primeiro! Como prova de meu amor e entrega a Ti, decido guardar a Sua Lei, inclusive com o 4° Mandamento, o Teu Santo Sábado. Dá-me forças para fazê-lo...

 

Meu E-mail:                                               Data:         /          /              .

 

Saiba mais: http://eventosfinais.tripod.com

 

Temas polêmicos: http://mensagensfinais.tripod.com

 

Dúvidas: eventusfinis@ig.com.br

 

VISITE nossa nova página: http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar