A Revelações do Apocalipse

 

12 – O Apocalipse revela o segredo da Morte.

 

 

A morte produz em nós um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualadas. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas a perguntas tão concretas como: Que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar nossos entes queridos que morreram? Apesar de muitos pretensos “conhecedores” terem as mais diversas respostas, a única resposta que satisfaz, é a resposta de Cristo!

 

JESUS TEM A RESPOSTA

1 – Cristo ressuscitado Se apresenta no Apocalipse como “Aquele que vive: Estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos...” O que Jesus diz ter em Suas mãos? Apoc. 1:18 -   ...e tenho as _______________ da _____________ e do  inferno (sepulcro).

A morte inocente (não merecia) e a ressurreição dEle, resolvem o problema do pecador “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 RA). Ele é o Alfa e Ômega...  o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:8). Ele sabe tudo: sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Bíblia ( I Ped. 1:10e11). Por isso é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição  Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mat. 22:29). Entender o que a Bíblia diz acerca do ser humano facilitará nossa compreensão do mistério da morte.

 

NOSSO SENHOR REVELA QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

2 – Na criação que dois elementos Deus uniu para que surgisse a  alma vivente? Gên. 2:7.

_______________________ + ________________________ = Alma vivente!

A Bíblia não diz que temos uma alma independente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do  com o fôlego (espírito).

3 – De acordo com a Palavra de Deus, que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse a vontade do Criador? Gên. 2:16e17 ...no dia em que dela comeres, certamente ___________ .

4 – Apocalipse 12:9 diz que o diabo é o “sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu Satanás? Gên. 3:4. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não _________________ .

Para que a “alma vivente” continuasse vivendo havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente, por amor, à vontade de Deus (um namorado tem prazer em fazer as vontades de sua namorada, não é?). O grande engano de Satanás consistiu em proclamar a imortalidade incondicional: Diz ele, não importa o que faças; viverás! De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é Deus.  I Tim. 6:15e16.

5 – Ao desobedecer a Deus, que ocorreu com a “alma vivente”? Ezeq. 18:4, 20. A _____________  que pecar, essa morrerá.  Isa. 51:12 ...o homem, que é _______________ . Rom. 5:12 ...entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a  _________________ ,

A Santa Bíblia ensina que como conseqüência do pecado, a alma é mortal. Note por exemplo, alguns dos muitos versículos que confirmam esta declaração: Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. (Salmos 104:29).Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. (1 João 3:15).

 

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE

6 – Em Apocalipse 2:8 Jesus Se apresenta à igreja de Esmirna como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, disse Jesus, se assemelha a morte? João 11:11-14,43e44 ... Nosso amigo Lázaro ______________ ... Jesus porém, falava com respeito à _____________ de Lázaro.

 

Note que a palavra “adormeceu” está expressando inconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que “os mortos não sabem coisa nenhuma”. O Salmo 146:4, falando da morte diz: “Neste mesmo instante perecem todos os seus desígnios...

 

7 – Podem  os mortos intervir no que os vivos fazem? Ecl. 9:5e6. Apoc. 16:13,14; 18:23. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não ______________  coisa ________________ , nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória ______  no __________________ .  Amor, ódio e inveja para eles já ________________ ; para _____________  não têm eles parte em __________ _______________  do que ______ __________ debaixo do sol. Porém o Apocalipse 16:13e14 diz que há: espíritos de ________________ operadores de _____________ e o Apocalipse 18:23 diz: ...todas as _______________  foram  _________________  pela tua feitiçaria. 

 

Quando uma pessoa morre (conseqüência do pecado e não da vontade de Deus; o homem escolheu pecar), quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó  da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja, a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara que eles não podem voltar a sua casa ( Jó 7:9e10); não sofrem, nem desfrutam de nada ( Ecl. 9:6); não podem aprender ( Isa. 38:18e19); não podem glorificar a Deus (Sal. 115:17), e é lógico que assim seja, pois para todas essas coisas é necessária consciência. Por essa razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria ( Apoc. 22:15), nem os que consultam aos mortos, etc. ( Deut. 18:10-14). Quando o Cristão tem dúvidas, deve consultar tão somente à Deus ( Isa. 8:19e20).

Apocalipse 1:5 fala de nosso Senhor Jesus Cristo como o “primogênito dos mortos”,  que na linguagem bíblica significa O mais importante, o primeiro ou proeminente (relevante). Não foi o primeiro a ressuscitar (Moisés é um dos exemplos de pessoas ressuscitadas -  Mat. 17:3; Jud. 1:9), mas foi o primeiro em importância pois nos garantiu que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes ( I Cor. 15:3, 20-23). Quando nos referimos à primeira dama de um país, não estamos afirmando que ela seja a primeira em ordem – muitas outras a antecederam – mas sim a primeira em importância...  

 

JESUS TEM PODER SOBRE A MORTE

 

8 – A Santa Bíblia explica que os santos (separados) ainda não receberam a vida eterna ( Heb. 11:39e40).Mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos? Isaias 26:19 ...Os vossos mortos e também o meu cadáver  ______________ e  ____________________ ; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.  I Tes. 4.14,16 ...se cremos que Jesus morreu e ____________________ , assim também Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que ______________ . ...e os mortos em Cristo ______________________  primeiro.

9 – Que fará Jesus com a morte, no final do milênio? Apoc. 20:14 ...Então, a ___________ e o inferno (sepultura) foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a _____________

____________ , o lago de fogo.  I Cor. 15:26 ...O ______________  inimigo a ser ________________  é a ____________ .

10 – Quando Jesus dará a vida eterna aos fiéis? Cor. 15:20-23 ...Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as  _________________ ; depois, _____ _____ _____ de Cristo, na sua vinda. Apoc. 21:4 ...E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a _______________  já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Àqueles que O aceitarem Jesus prometeu ressuscitá-los no último dia ( João 6:54), quando sairão “para a ressurreição da vida” ( João 5:28e29). A ressurreição do Senhor Jesus Cristo é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu...

 

Minha Decisão: Havendo analisado com oração o que a Santa Bíblia ensina acerca do estado dos mortos, aceito pela fé a esperança cristã da ressurreição e peço a meu Senhor que me conserve fiel para o glorioso dia de Sua vinda!

 

Meu e-mail:                                           Data:        /        /           .

Saiba mais em http://mensagensfinais.tripod.com

NOVO SITE: http://montesinai0.tripod.com

Dúvidas: eventusfinis@ig.com.br

 

Retornar