Make your own free website on Tripod.com

A Revelações do Apocalipse

 

13 – O Apocalipse fala de um Santuário no Céu.

 

 

Deus ordenou a construção do Santuário no deserto para que os crentes do Antigo Testamento tivessem uma lição objetiva das verdades espirituais e eternas. Os sacrifícios feitos e presenciados pelo povo eram dramáticos audiovisuais destinados a mostrar pateticamente a gravidade do pecado, assim como o preço do resgate que seria pago por nosso Senhor, a imensidade de Sua graça e os diversos aspectos do juízo divino e a erradicação final do pecado deste mundo e do universo.

         O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de Salomão e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes. No ano 70 d.C. se cumpriu a profecia de Jesus de que não ficaria pedra sobre pedra desse templo (Mat. 24:1e2). Embora a Santa Bíblia diga que Deus deseja morar em nós, templos vivos (I Cor. 3:16e17), o Apocalipse fala do templo real, do qual o terrenal é só figura ou ilustração. O estudo do significado das diversas cerimônias do santuário terrenal e da obra de Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano da salvação e da erradicação completa do mal.

1 – De acordo com Apocalipse, o que João viu no Céu? Abriu-se, então, o ______________ de _________ , que se acha ________________ ... (Apocalipse 11:19 RA).

Existem outras referencias no Apoc. ao Santuário de Deus que está no Céu. Por ex: Apoc. 7:15; 14:15,17; João descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o incensário – Apoc. 8:3; 11:19.

2 – Quem é Sumo Sacerdote e ministro deste verdadeiro tabernáculo? ...que se assentou à  _________ do trono da _____________  nos céus,  como ministro do  _______________ e do verdadeiro _______________  que o Senhor erigiu, não o homem. (Hebreus 8:1-2 RA).

Os sacerdotes do Antigo Testamento eram sombra ou ilustração – figura – do sacerdócio que cumpriria o nosso Senhor Jesus Cristo no santuário celestial. Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;  este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. ( Heb. 7:23-24). No Novo Testamento cada crente, como integrante do corpo de Cristo ( I Cor. 12:27; Col. 1:18), é constituído sacerdote pelo Senhor ( Apoc. 1:6; I Pedro 2:9,10) com acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo ( Heb. 4:14-16). O único Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é Jesus Cristo ( Heb. 3:1; 7:24-27).

 

OS SÍMBOLOS DO SANTUÁRIO ERAM AUDIOVISUAIS DA REALIDADE

3 – Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo Testamento, com seus serviços e o do Céu?  Êxo. 25:8, 9, 40. ...os quais ministram em ____________ e ____________das coisas ______________ , assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte. (Heb. 8:5).

4 – Além do átrio, quantos compartimentos tinha o santuário? ...se chama o __________ Lugar;  por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o ________________ , (Heb. 9:2-3).

No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao Senhor ( Lev. 1:9), símbolo de Cristo que “ ...e Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. ( Efe. 5:2). Também havia uma bacia para lavar ( Êxo. 30:18). A água também representa o Espírito Santo ( João 7:37-39), a Palavra ( João 13:10; 15:3; Efe. 5:26) e o batismo (João 3:5; Rom. 6:3-6; I João 5:8). Entretanto no Lugar Santo, à direita se encontrava a mesa dos pães ( Êxo. 25:30) com 12 pães feitos de flor de farinha ( Lev. 24:5), representando a Jesus, o Pão da Vida ( João 6:48) e ao corpo espiritual de Cristo, Sua igreja ( I Cor. 10:17). No lado esquerdo estava o candelabro de ouro ( Êxo. 40:24) que tinha sete lâmpadas ( Êxo. 25:37) que ardia continuamente ( Lev. 24:2). João viu o candelabro no Céu ( Apoc. 1:12) e as sete lâmpadas ardendo diante do trono de Deus ( Apoc. 4:2,5) e a Jesus no meio dos candelabros ( Apoc. 1:12-18). Jesus mesmo disse que Ele á a Luz do Mundo ( João 8:12).

         Diante do véu do altar de incenso ( Êxo. 30:1-3; 40:26). Ali o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde ( Êxo. 30:7, 8). No Apocalipse João viu um altar de ouro diante do trono de Deus no Céu ( Apoc. 8:3) e diz que muito incenso subia com as orações dos santos ( Apoc. 8:3, 4). Também é dito que os incensos são as orações dos santos ( Apoc. 5:3).

         O Santo dos Santos – Lugar Santíssimo – era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca ( Êxo. 26:33). Apocalipse diz que João viu a arca de Deus em Seu santuário ( Apoc. 11:19). Sobre o propiciatório era visível a presença – Glória – de Deus ( Êxo. 25:21, 22) o qual falava pessoalmente com Moisés ( Núm. 7:89). João viu o Senhor sentado sobre um trono excelso ( Apoc. 4:2).

5 – Quem entrava nesses compartimentos? a. No Lugar Santo: _____________ b. No Lugar Santíssimo: ___________________ c. No átrio: Os pecadores arrependidos...  Heb. 9:6e7.

6 – Que serviços eram realizados no santuário? Em _________________ holocausto um _________________ oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da __________________. Núm. 28:3, 4. Se qualquer pessoa do povo _______________ por ignorância... trará por sus oferta uma __________________ sem defeito, pelo pecado que cometeu... Lev. 4:2, 27-30  ...naquele dia se fará ___________________________ por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos ____________________ perante o Senhor... para fazer __________________ de uma vez por ________________ pelos filhos de Israel por causa dos seus pecados... Lev. 16:29, 30, 34.

Em seu livro “Cristo no Santuário”, o Dr. Salim Japas mostra seis passos fundamentais da Salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário: 1 – Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação ( Isa. 64.6). 2 – No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo, “o Cordeiro de Deus” ( João 1:29) imolado por nós. 3 – No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é cumprida no processo de santificação ( Heb. 12:6-11). 4 – No altar do incenso, Jesus vive sempre para interceder por nós ( Heb. 7:24, 25). 5 – No candelabro de ouro, o Espírito Santo testifica por Cristo em favor da Igreja ( Mat. 5:14-16). 6 – Na arca do concerto estão a Justiça e a misericórdia de Cristo (b Apoc. 22:3, 4).

7 – A quem representavam todos os sacrifícios do Antigo Testamento? É isto uma ________________ para a época _______________.Heb. 9:9, 13, 14. No dia seguinte, viu João a ________________ que vinha para ele e disse: Eis o ______________ de ________ que tira o ___________________ do mundo. João 1:29. ...Aquele que nos ______________ e pelo Seu _____________ nos libertou dos nossos  _____________________. Apoc. 1:5.

Os sacrifícios do Antigo Testamento ensinavam ao povo o caráter terrível do pecado e mostrava a Jesus Cristo como o único que pode tirar a culpa. Os sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos ( Heb. 10:4), pois o pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade. ( Rom. 3:21-25; I João 1:7).

 

O SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADOR DE CRISTO

8 – Como foi ilustrada no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo? ...os quais ministravam em figura e sombra das coisas ____________ ... é ele também _____________

de superior aliança. Heb. 8:1-6.

Jesus Cristo é o único e suficiente mediador entre Deus e os homens ( I Tim. 2:5; João 14:6; Atos 4:11, 12). Um mediador intercede  entre ambas as partes. Intercede por nós diante de Deus, oferecendo os méritos de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos, aceitando a Jesus ( Rom. 3:24-26; I João 2:1, 2; 1:7,9.). Também intercede da parte de Deus em nossa consciência ( João 15:26; 16:8), a fim de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando os Seus mandamentos ( Heb. 8:10). 

9 – Após dar-Se a Si mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo Sua mediação contínua por nós? ...para comparecer, agora por ____ , diante de _____.Heb. 9:23,24; 7:25.

10 – Que mensagem anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? ... Temei a Deus e daí-lhe glória, pois é chegada a ___________ do Seu ___________ ...Outro anjo saiu do  ____________ gritando em grande voz para Aquele que Se achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a _________ de ______________.Apoc. 14:6, 15-20.

Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a mediação de Jesus, nosso advogado ( I João 2:1), quando Ele intercede enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância  é quando se fecha a porta da graça e o Senhor vem para ceifar a messe da Terra. Seu povo redimido ( Apoc. 14:15, 16), o que ocorrerá com a destruição dos ímpios. Quando chegaria a hora do juízo? Isto será estudado nas análises da Purificação do Santuário em estudos posteriores...

 

Minha Decisão: Senhor Jesus, eu Te aceito como o meu único mediador. Rogo-Te que interceda por mim diante o Pai e que o Teu Espírito não Se canse de falar ao meu coração para inculcar-me o amor por Tua Santa Lei.

 

Meu e-mail:                                                   Data:        /         /              .

 

TEMAS POLÊMICOS? Conheça:

http://mensagensfinais.tripod.com

Saiba Mais em:

http://tempodofim.tripod.com

Conheça os Judeus-Messiânicos

http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar