Make your own free website on Tripod.com

A Revelações do Apocalipse

 

14 - Chegou a hora do Seu juízo.

 

 

O Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Apocalipse 3:7 RA), nos revela no Apocalipse que há uma hora de juízo -  Apoc. 14:7.

         Em Apocalipse 14 estão as mensagens dos três anjos, a qual estudamos nesta lição. O primeiro anuncia a hora do juízo. Deixaremos para outro momento, a segunda e a terceira mensagens. Estes anjos evidentemente são simbólicos, pois lhes foi confiada a tarefa de pregar o Evangelho eterno às multidões. Essa tarefa não foi confiada por Deus a anjos literais, mas aos seres humanos. Portanto, deve ser entendida como símbolo de um grupo de crentes anunciadores dessas mensagens. 

         Quando haveria de ocorrer o juízo final? Os autores bíblicos falaram dele como algo que aconteceria em suas épocas. ( Mat. 10:15; 11:21-24; Atos 17:31; 24:25; Rom. 2:16; II Cor. 5:10; Tiago 2:12; II Ped. 2:4; Judas 6).

Também, devemos entender que quando a Bíblia fala do juízo final se refere pelo menos a três etapas ou fases: 1 -  Juízo Investigativo, antes da segunda vinda de Cristo, o qual tem a ver somente com os Seus fiéis; 2 – Juízo de Comprovação, que será realizado pelos santos – nós – no Céu, durante o Milênio. 3 – Juízo Executivo, que será aplicado sobre todos (salvos e ímpios) no fim do Milênio.

1 – Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno?  ...Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é ______________________________________________ ; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Apoc. 14:7).

Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: Um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir, sai do templo de Deus, um anjo com uma foice para ceifar ( Apoc. 14:14-16). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar aquele que fez os Céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o Sábado como dia de repouso ( Êxo. 20:8-11). A restauração da adoração a Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando chegasse a hora do juízo.

Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial. Julgamento no Santuário: No estudo nº13 vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios: 1 – O Contínuo ( Êxo. 29:38-42), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos ( II Cor. 5:15); 2 – Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue (Heb. 9:22;  Lev. 1:2-4), símbolo da aceitação pessoal a Cristo ( João 3:16). 3 – O Dia da expiação ( Lev. 16:27-30, 34).

Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços: 1 – Serviço diário realizado no átrio e no lugar santo cada dia do ano ( Heb. 9:6) e 2 – Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico ( Heb. 9:7), no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.

2 – Como fazia o pecador do Antigo Testamento para conseguir o perdão de seus pecados?  ...trará por sua oferta uma ___________ sem defeito. Em outros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos, símbolo de Cristo ...E porá a mão sobre a ___________  da oferta pelo pecado e a ______________ Símbolo da transferência de nossos pecados para o “Cordeiro de Deus”, Cristo, causando-Lhe a morte ...Então, o sacerdote... o sangue da oferta e o porá sobre  ____________ do altar do holocausto...

Ali ficava registrados como pecados perdoados (Lev. 4:27-30). Estes ritos eram simbólicos que não tinham valor em si mesmos. O Sangue de Cristo, representados pelos animais, é o único que tem poder redentor. ( Heb. 9:9-14).

3 – Que evidencia bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam? O pecado de Judá está _____________  ... e nas ________________  dos seus altares. (Jer. 17:1).

No livro Patriarcas e Profetas de Ellen G.White, temos que quando o sacerdote aspergia o sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era perdoado mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimônia ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Bíblia se fala dos livros de registros no Céu ( Apoc. 3:5; 20:12, 15; Mal. 3:16; Heb. 13:12).

4 – Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se fazia no dia da expiação (10º dia do 7º mês)?  ...fará ____________  pelo _________________ , pela tenda da congregação e pelo __________ ; também a fará pelos sacerdotes e por todo o ___________ da congregação ...para fazer expiação uma vez por __________ pelos filhos de Israel... (Lev. 16:29-34).

Lev. 16:1-28 descreve as cerimônias que se realizavam no dia em que o santuário era purificado. Com esta cerimônia o santuário era purificado do registro dos pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes oficiantes que comiam a carne dos animais sacrificados e do altar onde era derramado o sangue e também aspergido... A purificação do altar era realizada com o sangue do bode “para o Senhor” ( Lev. 16:9, 15, 16, 20, 21), símbolo do sangue de Jesus ( Heb. 7:27; 9:23-26).

5 – Que sentença recaía sobre aqueles que neste dia não estavam com as vidas acertadas com Deus, símbolo de juízo? ...Porque toda alma que, nesse dia, se não afligir será ____________ do seu __________ . (Lev. 23:27-29).

Com essa cerimônia encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos tempos. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo:  I Pedro 4:17, onde se fala do juízo da Casa de Deus em harmonia com Lev. 16:34. Este juízo de investigação precede a segunda vinda de Cristo.

6 – Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimônia era símbolo de um juízo investigativo que haveria de realizar-se no Céu? ...Porque Cristo não entrou em _____________ feito por mãos, figura do _____________ , porém no mesmo ______ ... assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o ___________ ,  assim também Cristo... aparecerá _______________  vez... (Heb. 9:23-28).

JUÍZO INVESTIGATIVO: primeira fase do juízo de Deus; precede a segunda vinda...

7 – Que se realizaria no Céu justamente antes de vir Jesus? Daniel viu que: foram postos uns  _____________ , e o _______ __ ______ Se assentou (depois de descrever o Senhor, diz:) assentou-se o ____________ , e se abriram os ____________ . (Dan. 7:9-10).

Esta fase investigativa do juízo diz respeito ao povo de Deus, começando pelos primeiro habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Senhor. Serão julgadas as obras, sejam boas ou más ( Ecl. 12:14), na base da lei de Deus ( Tiago 2:12), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu ( Apoc. 21:12). O acusador é Satanás ( Apoc. 12:10; Zac. 3:1, 2). Cristo, nosso advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Salvador, apaga o pecado dos registros do Céu. I João 1:7, 9 diz que o sangue de Jesus perdoa e limpa ou purifica. Ele prometeu em Apocalipse 3:5 não apagar do livro da vida o nome dos vencedores. Note que o juízo de Deus ocorre no Céu ( Dan. 7:13), na época em que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo está fazendo na Terra ( Dan. 7:8-10). No final do juízo investigativo, estará decidida a sorte de todo o ser vivente e Cristo virá em seguida. ( Apoc. 22:11e12).

JUÍZO COMPROBABILITÓRIO (comprovação da justiça divina): segunda fase do juízo; durante o milênio, nos céus...

8 – Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final? ...E, se alguém não foi achado inscrito no ________ __ _______ , esse foi ___________  para dentro do lago de fogo.  (Apoc. 20:4-7, 11-12, 15).

Esta fase do juízo abrange aquele que não se achou inscrito no Livro da Vida ( Apoc. 20:15). Será realizado pelo Senhor junto com os redimidos durante o milênio ( Apoc. 20:4; I Cor. 6:2e3). Este juízo é para benefício dos santos que glorificaram a Deus ao comprovar a justiça de Deus expressa nos Seus juízos. Teremos a oportunidade de saber: 1 – Como nós conseguimos a nossa salvação. 2 – Por que aquele que “julgávamos” não merecedor, lá está. 3 – E, finalmente, por que aquele “santo” que nós “pensávamos” que estava salvo, não foi resgatado...

JUÍZO EXECUTIVO: terceira fase; no final dos Mil Anos, aqui na Terra...

9 – Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradicação final do pecado? ...e os porá sobre a ___________ do bode e envia-lo-á ao ___________ ... Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária... (Lev. 16:10, 20-22).

Toda a expiação salvadora era provida pelo bode “para o Senhor”. Como diz Isaias 53:6: “O Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos”. ( I João 2:12; 4:10). Agora entra em cena outro bode conhecido por Azazel – emissário, o qual não é sacrificado. Este não salva ninguém, pois “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”  Heb. 9:22.

Este não morre em substituição de ninguém, mas representa o verdadeiro culpado dos pecados que já haviam sido perdoados e expiados por Cristo, o qual finalmente purifica o santuário, eliminando dele toda a mancha: a mancha das calúnias contra o caráter de Deus. A mancha já não pode mais ficar sobre Cristo, porque Ele “aparecerá segunda vez, sem pecado à vista dos redimidos”  Heb. 9:28. Esse bode Azazel, abandonado à sua própria sorte e destruição, representa Satanás (primeiro no Milênio e depois em sua destruição final), quando toda a mancha de rebelião e pecado será definitivamente extirpada.

10 – Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário?  ...Toma a tua ________________  e ajunta os ___________ da ___________ da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! (Apoc. 14:17-20) ...E os mortos foram ____________ , segundo as ______ __________ , conforme o que se achava escrito nos livros... E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. (Apoc. 20:11-15).

Esta é a fase executiva do juízo. Assim como em Apoc. 14:15, 16; no fim do juízo investigativo sai do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis remidos), nos vs. 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus, e o diabo, seus anjos e os seus adeptos são destruídos no lago de fogo, que é a segunda morte ( Apoc. 20:14).

A promessa é que o mal não se levantará novamente ( Naum 1:9; Apoc. 21:1-6).

 

Minha Decisão 14: Sendo que o meu nome será considerado no juízo final, rogo a Jesus, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com os méritos de Seu sangue e que me ajude a ser fiel súdito de Seu novo reino.

 

Meu E-mail:                                               Data:        /        /           .

Quem é:

No Juízo de Deus

1º fase:

Investigação

Antes do Milênio

2º fase:

Comprovação

Durante o Milênio

3º fase:

Execução

Após o Milênio

Juiz

Deus – Sal. 50:6

Justos – Apoc. 20:4 *

Jesus – João 5:22e23

Advogado

Jesus – I João 2:1

NÃO HAVERÁ

NÃO HAVERÁ

Acusador

Satanás – Ap 12:9,10

Estará Preso!

Satanás – Ap 20:3

Testemunhas

Anjos - Ap 5:11

Anjos **

Anjos

Réus

Justos: Igreja/Santos

Ímpios/Anjos do Mal

TODOS: Salvos e Ímpios (Mt 7:22,23)

Qual Lei?

10 Mandamentos***

10 Mandamentos ***

10 Mandamentos***

* I Cor. 6:2e3 – Apoc. 14:12 (os Justos)    ** Sal. 34    *** Êxo. 20:1-17 

Saiba mais em:

 http://eventosfinais.tripod.com

http://montesinai0.tripod.com  

http://mensagensfinais.tripod.com

 

Dúvidas? eventusfinis@ig.com.br

 

Retornar