A Revelações do Apocalipse

 

16 -  Apocalipse, Visões e os Profetas Modernos  

 

 

No Apocalipse é nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus ( Apoc. 19:10). Também há referencias a falsos profetas que fariam grandes sinais ( Apoc. 16:13,14). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje:

1 – De acordo com os planos de Deus para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim? ( Joel 2:28-32) E acontecerá nos _________________ diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne;_________________ e vossas ________________ profetizarão - Atos 2:17-21.

 

Muitos querem que esta passagem esteja se referindo ao derramamento do Pentecostes... Mas a continuação do contexto mostra-nos outros sinais que só ocorreram por volta do século 19. 

 

Solicite o Estudo sobre  “A Bíblia” 

 

Deus sempre utilizou profetas para transmitir-nos Suas mensagens. E, nem todos os profetas usados por Deus tiveram livros em Sua Sagrada Escritura.

A Bíblia cita pelo menos doze deles. Um dos mais notáveis foi João Batista, reconhecido pelo próprio Jesus ( Mat. 11:11). Entre estes profetas também tivemos mulheres que serviram aos propósitos de Deus, veja: Miriã – Êxo. 15:20; Débora – Juiz. 4:4; Hulda – II Reis 22:14; Ana – Luc. 2:36-38 e as quatro filhas de Felipe – Atos 21:8,9.

2 – A Bíblia diz que quando nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus “concedeu dons aos homens” Efe. 4:8. Quais são alguns destes dons que Ele concedeu a Sua Igreja?   ...apóstolos, outros para _____________ , outros para evangelistas e outros para pastores e mestres... (Efe. 4:1-12). 

Deus concede os dons para o aperfeiçoamento de sua igreja, cf. Efe. 4:12,13 e quanto ao dom de profecia a sua utilidade é edificar os crentes –  II Cor. 14:22. Jesus disse que a razão pela qual nos dá a profecia é para que creiamos –  João 13:19; 14:29.

3 – Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas de Deus revela por meio de Seus profetas; o que o Apocalipse diz que Deus fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas Suas profecias?  ...Deus ____________ a sua parte da __________________ , da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. (Apoc. 22:19).

4 – Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina?

_______________  aquele que guarda as palavras da ________________ deste livro”. (Apoc. 22:7).

O Novo Testamento afirma que à igreja fiel, verdadeira e remanescente, não faltaria nenhum dom -  I Cor. 1:6e7. Diversos outros versos, isto mostra... E hoje, temos denominações que nem “pastores” têm.

5 – O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de Profecia?   ...guardam os ________________ de Deus e têm o _____________ de Jesus  (Apoc. 12:17). ...o testemunho de Jesus é o ______________________________ . (Apoc. 19:10).

O Dragão é Satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (igreja) e o remanescente fiel simbolizado pelos “restantes da Sua descendência”, ou seja, os fiéis do fim que guardam os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia... 

6 – Conforme os ensinos de Jesus Cristo, que grave perigo surgiria no tempo do fim? porque surgirão falsos cristos e  _________________________ operando grandes sinais e prodígios (Mat. 24:24).

A Bíblia previne contra os falsos profetas ( I João 4:1; Mat. 7:15). Ao ler II Pedro 2:1,2, vemos que estes falsos profetas introduziriam ocultamente heresias destruidoras e exerceriam uma influencia corruptora dentro da igreja. No contexto de Deut. 18:9-12 e Apoc. 22:15, estão incluídos na lista dos falsos profetas os “adivinhos” que lêem a sorte; os astrólogos; os encantadores; os que consultam os mortos; os feiticeiros; os exorcistas; pois todas estas “artes” são dons do “espírito maligno” que é Satanás.

Hoje, Satanás freqüenta nossos cultos religiosos fazendo “revelações em línguas” que em nada edificam a igreja, apenas a satisfação pessoal, condenada por Paulo em I Cor. 14:4...

7 – Como podemos saber se o que um profeta diz é a verdade ou não? Isaías 8:19-20 – Devem estar de acordo com  A _____________ e o ____________________.

Os milagres, as revelações por si só não são prova de que o profeta seja inspirado por Deus... Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito também fizeram milagres (Êxo. 7:10-12, 19-22). Satanás também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça de um piedoso Anjo de Luz (II Cor. 11:13-15). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia – não contesta ou fala que foi mudado – com a Bíblia, ele é um impostor!

As Sagradas escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem (Jer. 28:9); ele não induz o povo à apostasia (Deut. 13:1-3); declara o que Deus o inspira a dizer e não fala de si mesmo (Jer. 14:14); fala guiado pelo espírito Santo (II Ped. 1:21) e reconhece a encarnação de Jesus (I João 4:1-3).

8 – De que três formas Deus Se revela aos profetas? Num. 12:6-8 __________________ , ________________________ , __________________________ .

Deus não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, borras  de café, astrologia ou por meio de mortos; ao contrário, isto Ele abomina:   Lev. 19:31; 20:6,27; II Cron. 33:6; Isa. 8:19 (Perceba que Deus não está dizendo que isto é fantasia, fábula, etc. O que Ele está dizendo é que tudo isto são armas de satanás, por isso Ele às abominam). Por isso, caro irmão, quando você for alvo de alguma “revelação”, não descreia dela. As revelações existem e certamente serão verídicas. Porém, o que o irmão deve se perguntar é: Quem revelou? Deus ou Satanás através dos seus anjos rebeldes? Percebeu a grande questão?

Veja que para o irmão não ser enganado, a Santa Bíblia descreve alguns aspectos físicos dos verdadeiros profetas enquanto estavam em visão. Por ex:  perda de força física (Dan. 10:8), recebendo depois  forças físicas sobrenaturais (Dan. 10:18,19). Daniel ficou sem fôlego em suas narinas – não respirava  (Dan. 10:17), sem falar (Dan. 10:16) e inconsciente em relação ao ambiente que o rodeava (Dan. 10:5-8). Tinham os olhos abertos durante a visão (Num. 24:4). Você conhece, nos dias de hoje, algum profeta que satisfaça estas características? Se não, certamente eles não são de Deus!

Solicite os Estudos sobre “Os Dons Espirituais”

9 – Que três conselhos dá o apostolo Paulo aos crentes? I Tes. 5:20, 21.

Não _____________ as profecias; ________ todas as coisas, _____________ o que é bom;

10 – Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas?

Apocalipse 22:7 diz que esta pessoa será _______________________________.

II Crônicas 20:20 se diz que estará ________________ e então ______________________ .

Se este assunto sobre profecia e falsos profetas não fosse realmente importante, você acha que Cristo, pessoalmente, teria se preocupado com o nosso possível engano? Ele, mais do que ninguém conhece as artimanhas do inimigo, pois já o venceu uma vez... Usando somente as Escrituras, que o diabo bem conhece, Ele o derrotou -  Mat. 4:1-11. 

 

 Minha Decisão: Sendo que Deus nos fala pelos verdadeiros profetas, cuja palavra é um “testemunho” de Jesus, decido estudar, com muita oração, as coisas que eles nos escrevem e, mediante o poder de Jesus, respeitarei Suas instruções. Também, estudando a Sagrada Escritura procurarei “provar” muitos que nos trazem revelações. Se são ou não “filhos da Alva” – Isa. 8:20.

 

Minha Assinatura:_____________________________________ Data:____/____/_______.

 

ESTUDOS: mensagensfinais@ig.com.br

 

http://tempodofim.tripod.com
http://notempodofim.no.sapo.pt

http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar