A Revelações do Apocalipse

 

18 – A  Besta do Apocalipse 13 e o 666.

 

 

Em estudos anteriores (Lição 13) identificamos o remanescente fiel de Deus sob o símbolo da mulher vestida de sol. Mas vimos em outros estudos que há uma luta entre Cristo e Satanás, e que este último tem os seus instrumentos pelos quais atua ( Apoc. 16:13, 14). Levando em conta que Paulo diz que os instrumentos do anticristo “se disfarçam como apóstolos de Cristo! e “como ministros de justiça” (II Cor. 11:13-15), devemos esperar uma surpresa quase incrível ao descobrir quem é o  anticristo. Tão incrível que só o identificamos porque Deus tira o seu disfarce. Mas, se algumas destas descobertas nos são dolorosas, recordemos que o Senhor atua como cirurgião, que só fere para salvar. Por isso é que Jesus disse que Suas profecias estão destinadas a dar-nos mais fé. ( João 14:29).

 

O ANTICRISTO SERIA UM PERSONAGEM DE ORIGEM CRISTÃ

1 – De acordo com as revelações de Paulo, onde se estabeleceria o anticristo, produzindo apostasia? ...a ponto de assentar-se no __________________ de _______ , ostentando-se como se fosse o próprio _________. (II Tes. 2:3-4 RA).

Evidentemente a cristandade o teria em grande reverencia e seria o centro da religião cristã. A profecia do Apoc. 13 revela de quem se trata.

 

A PRIMEIRA BESTA SIMBÓLICA DE Apocalipse 13

2 – Que detalhes da primeira besta simbólica nos permite localizar geograficamente a sede da besta? Tinha _____ chifres e _____ cabeças (Apoc. 13:1) ...as sete cabeças são sete ________ , a mulher está sentada(Apoc. 17:9). Os dez chifres são dez _____ (Apoc. 17:12).

            Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre o Apoc. 13:1, 2, 17:1, 3, informa que os sete montes identificam a cidade de Roma (Vaticano?).

3 – Que recebeu do dragão de Apoc. 12 (Satanás e a Roma dos Césares) a besta de Apoc. 13?  ...E deu-lhe o dragão o seu _______ , o seu _______ e grande ______________(Apoc. 13:2).

Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma Imperial, tal como havia sido profetizado, e este é a Roma Papal.

 

PODER PERSEGUIDOR E BLASFEMO

4 – Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel?  ... e autoridade para agir _________________ meses; (Apoc. 13:5) ...cada dia por _____ ano. (Eze. 4:6-7).

A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1260 dias proféticos (1260 anos literais) começaram no ano 538 quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.

5 – Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? ...uma boca que proferia _____________ e ______________ ... (Apoc. 13:5-6).

Há algumas “arrogâncias” do papado que para Deus são blasfêmias. Por exemplo sua pretensão de perdoar pecados., Depois da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, Pedro deixou bem claro que ele não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição de Deus ( Atos 8:20-23). Evidentemente ele conhecia o princípio bíblico de que só Deus tem poder de perdoar pecados e que, quem  pretende fazê-lo, blasfema. ( Mar. 2:7). Outros exemplos: ao fazer-se chamar “Santo Pai” adotou um nome que corresponde a Deus. “A ninguém sobre a Terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu” – Mat. 23:9. Proclama ser cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é o cabeça do corpo da Igreja ( Efe. 5:23). Também aceita homenagens que na Santa Bíblia são um ato de adoração que corresponde só a Deus. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. Pedro proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Pedro) um mero ser humano ( Atos 10:25, 26). Note que o Anjo de Deus, apesar de  ser superior a um santo apóstolo, proibiu a João que se ajoelhasse diante dele, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só corresponde praticar perante Deus ( Apoc. 19:10; 22:8, 9). Agora entendemos melhor o que quis dizer Paulo quando escreveu na Santa Bíblia que “o homem da iniqüidade, o filho da perdição... a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” -  II Tes. 2:3, 4). Por isso é ele considerado o anticristo, que quer dizer: aquele  que se põe em lugar de Cristo, e também se opõe a Cristo.

6 – Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta? ...ou o número do seu nome ...o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número _____________________________ (Apoc. 13:17-18).

O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que os números romanos são letras (o número que usamos são arábicos, proveniente dos árabes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que o número 666 é o numero de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666.VEJA:

 

V=5; I=1; C=100; A=0; R=0; I=1; V=5; S=0

F=0; I=1; L=50; I=1; I=1;

D=500;   E=0;   I=1

=

666

 

A FERIDA DE MORTE

7 – Que ocorreu com uma das cabeças (o Monte Vaticano)?  ...uma de suas cabeças como ____________ de _________ (Apoc. 13:3, 10).  

No ano de 1798, ao terminarem os 1260 anos de poder perseguidor (538 + 1260 = 1798), o general napoleônico Berthier fez uma ferida mortal no papado ( Gên. 3:15). Anulou o código de Justiniano, desapropriou o papado do cinco Estados que este tinha no centro da Itália e tirou-lhes os poderes temporais. A ferida foi tão profunda que parecia que o papado não se recuperaria mais dela. O papa Pio Vi foi levado para o cativeiro ( Apoc. 13:10) e seus sucessores se autorecluíram (ficaram reclusos) no cativeiro, negando-se a aparecerem em público até que se lhes restituíssem os poderes temporais...

8 – Que viu João aconteceria com a ferida mortal e que faria a humanidade?  ...mas essa ferida mortal foi _______ ; e toda a terra se ___________ , seguindo a besta; (Apoc. 13:3).

Em 1926, Benito Mussolini assinou a celebre concordata com o papado, dando-lhe os 44 hectares que hoje constituem o Estado do Vaticano, recuperando-se assim o poder temporal dos papas. Desde aquela época voltaram a mostrar-se em público com poder e popularidade crescentes, fazendo viagens e sendo aclamados por multidões, inclusive em países protestantes como os E.U.A., em outros do bloco comunista e mesmo nas Nações Unidas.

9 – Quem são os que adorariam a besta? e adorá-la-ão __________ os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram __________ no ______ da _________... (Apoc. 13:8).

Ao adorar a besta, também se adora o dragão, do qual é instrumento (Apoc. 13:4) e de quem recebe seu poder (Apoc. 13:2). Não estar inscrito no Livro da Vida significa estar perdido. Por isso é que nosso Senhor Jesus Cristo disse que por cima de toda alegria deveríamos regozijar-nos porque nossos nomes estão escritos no Céu, desde o dia em que recebemos o sagrado sacramento do batismo... Luc. 10:20.

10 – Que solene advertência proclama a mensagem do terceiro anjo contra aqueles que adoram a besta ou a sua imagem? ...Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,  também esse _________ do _______ da ___________ de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com ___________e ____________ , diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.  A fumaça do seu tormento sobe pelos ___________ dos ___________ , e não têm descanso algum, nem de _______ nem de _________ , os ____________ da ____________ e da sua imagem e quem quer que receba a ____________  do seu nome. (Apoc. 14:9-11).

         Sendo que estamos no fim do tempo da graça, Deus proclama a mais solene admoestação a fim de que não participemos do culto da besta, e ao mesmo tempo adverte que aqueles que consentem em fazê-lo terão que defrontar terríveis conseqüências de peso eterno (irreversível). Como notamos, a besta tem um sinal ou marca, o qual será aplicado sobre os que se perdem. Em que consiste esta marca fatídica? Esta marca já estudamos na lição 15. Mas agora veja o contraste entre os seguidores da besta e o fiel remanescente do Senhor que apresenta a última parte da mensagem do terceiro anjo: Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apoc. 14:12).

 

Minha Decisão: Senhor, ajuda-me a cortar todo o laço com esse poder apóstata que Tu ilustraste através da besta  do Apoc. 13, e dá-me forças para fazer parte do Teu remanescente fiel, perseverando nele até que Jesus volte.

 

Minha Assinatura: ________________________________________ Data: ___/___/_____.

http://tempodofim.tripod.com

http://mensagensfinais.tripod.com

http://notempodofim.no.sapo.pt

http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar