A Revelações do Apocalipse

 

22 – Quem Habitará na Santa Cidade

 

 

         Em Heb. 11:16 Deus diz que preparou uma cidade para os Seus fiéis e Apocalipse 3:12 nos revela o seu nome: Nova Jerusalém. Esta descerá à Terra  no fim do Milênio (Apoc. 21:2, 10; Zac. 14:1, 4, 10).

Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém é um verdadeiro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real. Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu um lugar para cada crente fiel quando disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. (João 14:1-3 RA).

Paulo, que teve várias visões (II Cor. 12:1-5), também diz: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. (I Coríntios 2:9 RA). Só o fato de pensar que “nela nunca jamais entrará coisa alguma contaminada, nem a  abominação e mentira” (Apoc. 21:27) já fala de um ambiente pelo qual ansiamos, embora nos pareça incomum.

 

muitos não poderão entrar

1 – Quem não poderá entrar na Santa cidade? Apoc. 13:1, 8; 14:9, 10; 20:15; 21:8.  ...Se alguém adora a ____________  e a sua ____________  e recebe a sua ____________  na  ____________  ou sobre a ___________ , ...(Apoc. 14:9, 10).

2 – Quem mais é mencionado como desqualificado para entrar na Santa Cidade? Apoc. 21:8; 22:15; I Cor. 6:9-11. Resp. ___________________________________________________ .

Nestes versículos são enumerados aqueles que não renunciaram ao pecado em suas diversas formas.

QUEM TERÁ ACESSO À SANTA CIDADE

 

João viu que na Santa cidade estava a árvore da vida (Apoc. 22:1, 2). Também lhe foi mostrado que o Senhor fará dessa cidade a Sua morada (22:3) e que lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Apoc. 21:4). Outras emocionantes descrições da vida eterna planejadas por nosso bom Deus encontramos em II Ped. 3:13; Isa. 65:17, 21, 22, 25; 35:1, 5; 33:24; 60:18; etc.

3 – Segundo a revelação bíblica, quem entrará na Santa cidade de Deus? Bem-aventurados aqueles que _____________ as suas vestiduras...  (Apoc. 22:14) ...e as _______________  no ___________  do ______________ , (Apoc. 7:14) ...os vencedores da ___________ , da sua ____________ e do ____________  do seu __________ , que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; (Apoc. 15:2). Ao _____________ , dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida... (Apoc. 2:7) ... Sê ______ até à ___________ , e dar-te-ei a coroa da vida. (Apoc. 2:10). 

4 – Que outros requisitos apresenta nosso Senhor Jesus Cristo àqueles que desejam entrar no reino dos Céus? João 3:3, 5; Mar. 16:15, 16.  ...Nascer da  ______________ e do ______________ ... Quem crer e for ____________________...

         Nascer do espírito se refere à conversão operada por Cristo por meio do Espírito Santo quando nos entregamos a Ele; a mudança de vida, assim como é descrita em Col. 3; Efe. 4:22 – 5:20 e tantas outras boas passagens das Santas Escrituras. Mas sobretudo, a transformação operada por Cristo, que nos dá forças (Fil. 4:13) para viver a ética cristã expressa nos dez mandamentos (Apoc. 14:12).

         Nascer das águas se refere ao Santo batismo, assim como o nosso Senhor Jesus Cristo foi batizado por João Batista, no rio Jordão, dando-nos o exemplo. Foi estabelecido por nosso Senhor (Mat. 28:18-29) e só tem validade quando é administrado como a Santa Bíblia ordena (Efe. 4:5).

 

COMO É O BATISMO DO QUAL DEUS FALA NA BÍBLIA

5 – Que requisitos prévios ao batismo demonstram que deve administra-se a pessoas conscientes e não a bebês? (a) Mar. 16:16 – Aquele que irá ser batizado deve _________ . (b) Mat. 28:19 – Para ser batizado deve ser feito o ___________ (ou seja, deve ser doutrinado). (c) Atos 2:37, 38 – Deve haver o ______________ e depois o batismo.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou o exemplo. Ele foi até João e pediu para Si mesmo o batismo (mat. 3:13-17). O costume de que os padrinhos assumem a responsabilidade em lugar da criança que não sabe o que está acontecendo, não é bíblico e não tem valor ( Rom. 14:12; Eze. 18:20). Deus não tem problemas com o nenê que ainda  não fez nada de mau. (Mat. 19:14) mas sim com os que fazem mau uso do livre-arbítrio (Luc. 6:46).

6 – Que instrução de Paulo à igreja de Roma demonstra que o batismo que Deus pede deve ser por imersão? Fomos, pois, _______________  com Ele na morte pelo ____________ ;   (Romanos 6:4 RA).

         Um comentário ao pé da página da Bíblia Jerusalém (Bíblia da Igreja Católica) diz que o sentido etimológico da palavra batizar é submergir. Por isso é que a Santa Bíblia diz que João estava também batizando em Enom perto de Salim, porque havia ali muitas águas – João 3:23. Talvez você esteja perguntando: Por que é tão importante que seja por imersão? Há pelos menos duas razões importantes: 1 – Porque assim Deus estabeleceu (isso já deveria ser suficiente razão para aceita-lo); 2 – Pelo profundo simbolismo que o batismo tem no plano de salvação estabelecido por Deus.

7 – Que simboliza o verdadeiro batismo cristão?  ...Fomos, pois, ____________ com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi _____________  dentre os __________  pela glória do Pai, assim também ___________ nós em novidade de _________ .    (Rom. 6:3-6).

 

NOSSO SENHOR JESUS NOS DEIXOU O EXEMPLO

         É significativo o princípio enunciado por Pedro  quando escreveu na Santa Bíblia: ...pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos – I Pedro 2:21. O mesmo princípio Paulo proclamou em I Cor. 11:1. E não podia ser diferente, pois Jesus disse: Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15 RA).

8 – Que detalhes do batismo de Jesus demonstram que deve ser administrado àqueles que o pedem e que deve ser por imersão? Mat. 3:13-17. (a) Por esse tempo, _____________ -se __________  da Galiléia para o Jordão, afim se que João O _____________ . (b) o lugar do batismo foi ______________ . (c) ______________ Jesus,  saiu logo da ____________ .

         Depois que foi batizado (submergido), saiu logo da água. Quer dizer que, no momento de ser batizado, estava dentro d’água. Este batismo que Jesus pediu (uma pessoa, consciente) e que  foi praticado por imersão, é o modelo regente que tem o selo da Santíssima Trindade. Deus o Pai o aprovou, ao dizer: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo – João 3:17. Deus o Filho o aprovou, pois disse a João que o fazia como exemplo, cumprindo toda a justiça. Deus o Espírito Santo o aprovou ao descer como pomba sobre Jesus que saia das águas. (João 3:16). Há outros casos citados na Bíblia que demonstram que na época dos apóstolos, os cristãos batizavam como Jesus ordenou. Por exemplo, o caso do eunuco etíope (Atos 8:26-40).

 

O BATISMO E A VIDA ETERNA

9 – De acordo com a revelação feita por nosso Senhor Jesus Cristo, o autor de nossa salvação (Heb. 5:8, 9), que deve fazer o pecador se deseja ser salvo? Mar. 16:15, 16. Quem ___________ e for _______________ será salvo...

         O batismo de crentes (em Jesus) é o que vale. Quando os ouvintes de Pedro perguntaram que deviam fazer, Pedro lhes disse:  Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38 RA). Esse batismo une o crente com a igreja que se prepara para entrar na cidade de Deus (Atos 2:41)., e como parte do remanescente fiel vive as normas de conduta cristã (Atos 2:42); Rom. 6:17, 18, 22. No estudo 17 vimos que as profecias bíblicas nos permitem identificar qual é a igreja verdadeira.

10 – Que pergunta honesta ajudou Paulo a fazer a melhor decisão de sua vida? E agora, por que te __________ ?   __________ -te, recebe o __________  e lava os teus ___________ , invocando o nome dEle. (Atos 22:16 RA)

 

Minha Decisão: Senhor, faço minhas as palavras das Santas Escrituras: Que impede que eu seja batizado? (Atos 8:36). Dá-me forças, pois hoje eu decido-me pelo batismo como uma expressão de minha fé em Ti.

Minha Assinatura: ___________________________________ Data: ____/____ /______ .

 

mensagensfinais@ig.com.br

http://tempodofim.tripod.com

http://mensagensfinais.tripod.com

http://notempodofim.no.sapo.pt

http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar