A Revelações do Apocalipse

 

24 – O Soar da Sétima Trombeta

 

 

         Jesus nos dá em Sua revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o fim do tempo: 1) as ste igrejas, 2) os sete selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando as suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nesta profecia DEUS destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a DEUS controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.

 

As Seis Primeiras Trombetas

         As primeiras quatro trombetas (Apoc 8:6-13) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como o ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais preparam caminham para Roma papal. Tanto Daniel como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos (42meses) os que cressem na Bíblia.

         A quinta e sexta trombetas (Apoc 9-1-21) descrevem a investida das tribos maometanas, sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

 

A Sétima Trombeta

         A sétima trombeta apresenta o tempo do fim quando o remanescente fiel proclamaria o evangelho eterno e a mensagem dos três anjos a todo o mundo.

1 – Que eventos sucederiam no tempo da sétima trombeta? Apoc 11:15-19. a) “...O reino do mundo se tornou de ______________ (11:15). b) As nações estariam _______________ (11:18) c) “...Chegou, porém, a Tua ira, e o tempo determinado para serem _____________ os mortos, para se ________________ aos Seus servos, os profetas... e para ____________ os que _______________ a Terra”. d) “Abriu-se, então, o santuário de DEUS, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário” (11:19).

Nota: As  palavras de João no sentido de que “abriu-se... o santuário de DEUS, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário”, descrevem o lugar santíssimo, pois era ali que a arca estava (em sua imagem terrestre). Foi ali que Jesus entrou ao se cumprirem os 2.300 dias, em 1844, o que permite entender que a partir dessa época entramos no período da sétima trombeta. Quando Cristo sair do lugar santíssimo, terão terminado o juízo investigativo, sua obra mediadora e o tempo da graça, e terão lugar as bodas do Cordeiro. Em realidade, no Apocalipse se fala de duas ceias: uma é a ceia de DEUS, que se refere ao castigo dos ímpios, e a outra é a ceia do Cordeiro, que se refere à recompensa dos fiéis...

2 – Que conotação tem a grande ceia das aves, convocada por DEUS, para os que recusaram a graça salvadora de Cristo? Apoc 19:11-21. “O castigo dos _____________.”

Nota: Esta “ceia das aves” afeta Ao mesmo grupo descrito em Apoc 6:15-17, o qual não pode resistir à presença do Senhor por não haver aceito (consciente ou inconsciente – Apoc 13:16) a salvação em Cristo e conseqüentemente não haver-se preparado para recebê-Lo. No final do milênio, serão destruídos definitivamente, após ressuscitarem, pela segunda morte (a eterna) Apoc. 20:9,14

 

As Bodas do Cordeiro

         Roy Allan Anderson, em seu livro “O Apocalipse Revelado”, nos diz que nos ajudará muito, na compreensão desta figura o termos algumas noções de como eram as bodas ou casamento orientais. Normalmente havia cinco momentos importantes: 1) O compromisso matrimonial, que tinha muito mais seriedade do que hoje no Ocidente; 2) o pagamento do dote matrimonial; 3) o período da preparação pessoal da noiva para as bodas, durante a qual o noivo preparava o futuro lar; 4) a cerimônia das bodas, que não se realizava na igreja, como o fazemos hoje. Consistia em uma cerimônia simples, quando o noivo dava seu conhecimento publico do pedido de casamento, punha sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa; 5) a festa, normalmente na casa do pai do noivo.

3Quem é a noiva com quem o Cordeiro Se casará? Apoc 21:9, 10. “...E me mostrou a _______________, que descia do Céu, da parte de __________________...Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro; porque o linho finíssimo são ______________ dos __________________”.

Nota: A Nova Jerusalém, símbolo do remanescente fiel, é a esposa de Cristo (estiveram nos Céus, desde o início do milênio – 2ª volta de Cristo/ I Tes 4:16,17). A referência aqui não é ao edifício – ou placa de igreja – pois o Apoc 19:7, 8 fala de pessoas justificadas pelo Senhor e que vivem em harmonia com a vontade de DEUS.

4 – Quando se manifestou o interesse de Cristo por Sua Igreja? Efe 1:4. “Assim como nos escolheu nEle ______________ da ___________ do _______________, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele”.

5 Quando se concretizou o compromisso matrimonial? Ose 2:19; Gal 4:4. “Quando enviou Seu Filho, __________________ de ________________”.

Nota: Em Cristo fomos escolhidos desde a eternidade. Durante os tempos do Velho Testamento as bodas foram anunciadas. Mas foi quando Jesus encarnado, se concretizou o compromisso da parte do Senhor.

6 – Qual foi o dote que o nosso Senhor Jesus Cristo pagou para ter o direito de receber a Sua igreja – que esta nas mão se satanás desde o Éden – como esposa? I Pedro 1:18, 19. Apoc 1:5. “...Mas pelo ____________ ______________, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de ________________.”

Nota: Ao morrer na cruz, Jesus pagou o dote e por isto, hoje, pode vir buscar a noiva...

7 – Que faria o Senhor durante o período de preparação de Sua esposa (a igreja)? João 14:1-3. Foi preparar _________________ na casa de Seu _______________.

8 Que inclui a preparação da igreja para o encontro com Cristo, o esposo? Rom 3:24; Apoc 19:7, 8. a) É justificada _______________, por Sua ______________ [de DEUS] mediante a redenção que há em Cristo Jesus. b) A fé não anula a __________________. c) Veste-se de linho finíssimo que são os _______________ dos santos.

9 Antes de deixar as cortes de glória, depois de terminada a intercessão. Jesus Se apresenta ante o Pai e recebe o domínio, a glória e o reino (Dan 7:13, 14). Que anúncio se fará então? Apoc 19:7. “Alegremos-nos , exultemos, e demos-Lhe glória, porque são chegadas as _______________ do _______________, cuja esposa ___________________.”

Nota: Os primeiros oito versículos do cap 19 do Apocalipse transcrevem um gozo sublime e uma alegria espetacular com aleluias e louvores ao Cordeiro, que venceu e recuperou todos os poderes usurpados pelo inimigo; acabou com as artimanhas e instrumentos de satanás e, havendo reivindicado a DEUS perante o universo, vem ao encontro de Sua Igreja, com quem haverá de unir-Se para sempre. Então nos levará à casa do Pai, onde terá lugar a grande ceia – por mil anos – das bodas do Cordeiro. Sem dúvida será a maior e mais emocionante festa havida no Universo. Pensando neste dia Jesus declarou: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Meu Pai” Mat 26:29.

 

Os Bens-Aventurados

10 – De acordo com a revelação de DEUS, quem são os bem-aventurados? Apoc 19:9; 22:17, 20, 21. “...Bem-aventurados aqueles que ________________ à ________________ das ___________________.” “O espírito e a noiva dizem: __________________. Aquele que ouvem diga: _________________. Aquele que tem sede, _______________, e quem quiser __________________ a __________________.”

Conclusão: Atos 2:41, 47. “Então os que lhe aceitaram a palavra foram _______________; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas... louvando a DEUS, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, _________________ o Senhor, dia a dia, os iam sendo _________________.”

 

Minha Decisão: Desejo ser batizado como Membro desta igreja de Cristo (a que guarda os seus mandamentos) e preparar-me para o encontro com Cristo, quando vier buscar o Seu povo fiel...

 

Meu E-mail: _____________________________ Data: ____ / ____ / ________.

 

mensagensfinais@ig.com.br

http://tempodofim.tripod.com

http://mensagensfinais.tripod.com

http://notempodofim.no.sapo.pt

http://montesinai0.tripod.com

 

Retornar