Make your own free website on Tripod.com

A Revelações do Apocalipse

 

3 - O Grande Traidor

Desmascarado

 

         Seria difícil negar a realidade de um conflito entre os poderes antagônicos em nosso planeta. Por um lado, o amor de Deus, belamente descrito por uma profetiza de nossos tempos, Ellen G.White, ao dizer: “Deus é amor, está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música  o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfumes; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo – todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos” – Caminho Para Cristo, pág. 10.

         Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes, calamidades de toda índole, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no planeta Terra pelo arquiinimigo de Deus, Satanás, que com aterradora sanha homicida, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.

         Embora nos custe aceitá-lo, o homem está integrado neste conflito que tomou dimensões cósmicas. Criado com o desejo de adorar a Deus, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para desviá-lo de Deus com substitutos pecaminosos pelos quais Satanás demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão oferecendo homenagem a Satanás inocentemente. Este estudo ajuda-lo-á a compreender o que vai por detrás dos bastidores no grande conflito entre Cristo e o anticristo, decifrar suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus. No estudo anterior identificamos o grande herói do Apocalipse e neste veremos o seu inimigo.

 

Identificando o arqui-Inimigo

 

1 – Satanás é mencionado 55 vezes no livro de Apocalipse. Quais são alguns dos nomes que o identificam? Apoc. 12:7. Enumere os cinco nomes que aparecem nesta passagem:

________________________________________________________________________

         No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado sob o símbolo do perverso rei de Tiro. Ali é mencionado que ele foi criado perfeito (Eze. 28:15), o que nos ajuda a entender que Deus não criou o diabo perverso, como o é na atualidade.

         Nos versículos seguintes, descreve-se um processo de auto-corrupção que transformou esse ser perfeito, Lúcifer, em diabo (anjo mau) sublevado contra Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado (Eze. 28:16, 17), e fizeram dele o pai e iniciador do erro, da mentira e do pecado (João 8:44).

         Outro aspecto importante que se destaca em Isaías 14:12-14, sob o símbolo do rei de Babilônia, foi sua intenção de ser semelhante a Deus, estabelecendo seu trono ali onde está o trono do Altíssimo. Ali começa a rebelião cósmica cujo grande conflito é revelado no Apocalipse.

 

2 –A quem arrastou Satanás em sua rebelião contra Deus? Apoc. 12:7-9

__________________________________________________________________

 

3 – Quantos anjos caíram com Satanás? Apoc. 12:3, 4.  __________________________________________________________________

“Estrelas”, aqui significam anjos (Apoc. 1:20). Existe um antecedente que nos permite dar interpretação a este símbolo apocalíptico. Jó, utilizando o estilo antigo da poesia  hebraica de repetir a idéia a fim de ampliar seu sentido, declarou que as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus (Jó 38:7). Em Judas 6, é-nos dito que Deus tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com Satanás.

 

O CONFLITO SE TRANSLADA PARA O PLANETA TERRA

 

4 – Usando a serpente como instrumento, que estratégia utilizou Satanás para envolver o ser humano no grande conflito? II Cor. 11:3 ____________________

__________________________________________________________________

Por usurpação, Satanás se constituiu príncipe deste mundo (João 14:30), e os seres humanos, ao pecar, chegaram a ser seus cativos (Rom. 6:16; II Tim. 2:26), a quem reclama como propriedade (I João 3:8). Cristo põe ao alcance de cada filho Seu, armas para vencer os enganos de Satanás. Leia: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).

5 – Por que sabemos que a batalha contra o mal  (e o seu originador), não está perdida?

I João 3:8. Para isso o _________________se manifestou: para _______as obras do diabo.

 

REVELADA A ESTRATÉGIA DE SATANÁS

6 – Quais são os dois enganos mais sutis de Satanás, dos quais deveríamos acautelar-nos: II Cor. 11:13, 14.

        a)...tais _____________ apóstolos são __________________  fraudulentos, transfigurando-se ____________ de Cristo.

        b) porque o ___________Satanás se transfigura em __________________.

Fica evidente que poucas vezes Satanás se apresenta abertamente. Sua estratégia mais bem-sucedida consiste em cobrir-se com um manto de piedade, inclusive milagrosa. Devemos cuidar-nos para que não tenha vantagem sobre nós. Veja II Cor. 2:11.

 

7 – Pode Satanás fazer realmente milagres, ou só aparenta que os faz? Apoc. 16:13, 14; II Tes. 2:9

a) ... são __________________ de demônios que fazem ___________________ ;

b) ...é segundo a eficácia de ______________________ , com todo o ____________ , e _______________ , e _________________________ de mentira.

 

8 – Satanás tem obtido êxito ao tratar de enganar por meio de seus milagres? Mat. 24:24; 7:21-23.

 a) porque surgirão ________________  e _________________ e farão tão grandes  ___________ e _______________ , que, se possível fora, _____________até os escolhidos.

         b) Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! _____________ no Reino dos céus, mas aquele que faz a ______________ de meu Pai, que está nos céus ...não __________________ nós em teu nome? E, em teu nome, não  _______________ demônios? E, em teu nome, não fizemos  ___________________ ? ...Nunca vos ____________; apartai-vos de mim, vós que  _____________ a iniqüidade.

Satanás  é tão sutil em seus enganos que inclusive á capaz de citar as Santas Escrituras, isolando-as de seu contexto, como fez com Cristo nas tentações do deserto. Mat. 4:1-11. Porém ali Jesus demonstrou que o correto uso das Escrituras é a arma que nos dará a vitória. Já no Antigo Testamento Deus dizia  À lei ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!  Isa. 8:20.

9 – Contra quem está Satanás especialmente enfurecido nestes últimos tempos? Apoc. 12:17

...irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que  ____________ os _______________ de Deus e têm o _______________ de Jesus Cristo. Leia Apoc. 19:10

 

O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER

 

10 – De acordo com a revelação do Apocalipse, como podem os seres humanos vencer Satanás?

Apoc. 12:11.E eles o venceram pelo __________do _____________e pela palavra do seu ____________________ ; e não amaram a sua vida  até a ______________.

Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele já venceu a Satanás nas tentações do deserto, na cruz e demonstrou Sua vitória ao ressuscitar dos mortos. O diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como um leão que ruge (I Ped. 5:8), pois ao final do milênio apocalíptico será destruído no lago de fogo e enxofre (Apoc. 20:10, 14; Eze. 28:18, 19).

 

Minha  Decisão:  Sendo que a Santa Bíblia em Hebreus 4:15, 16 me revela: Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.  Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.  Decido confiar plenamente em Jesus e aceitá-Lo como meu único e suficiente Salvador.

 

Meu e-mail: _____________________________________ Data: ____/____/______.

 

 

 http://mensagenfinais.tripod.com

 

Dúvidas! mensagensfinais@ig.com.br

NOTA: Qualquer comentário ou dúvida, escreva a seguir que

teremos o máximo prazer em respondê-la...

 
 

Retornar