A Revelações do Apocalipse

 

4 - As Boas Novas do

Apocalipse

 

        Você já ouviu falar do Evangelho do Apocalipse? Embora não haja nenhum livro com esse nome, existe esta realidade.

         Evangelho significa Boas Novas, as quais se aplicam à proclamação de boas notícias salvadoras da parte de Deus. Pois bem, o Apocalipse nos revela toda a beleza do amor de Deus ao salvar o pecador. Assim como os três primeiros capítulos da Bíblia (Gên. 1-3) nos relatam como entrou o pecado no mundo, os três últimos capítulos (Apocalipse 20-22) nos anunciam como o pecado será desarraigado deste planeta em rebelião. Todo o resto da Santa Escritura nos revela a maneira de Deus lidar com esta tragédia horrível.

 

O EVANGELHO NO APOCALIPSE

 

1 – Como é chamado no Apocalipse o plano de salvação previsto por Deus?  

Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um _______________ ___________  para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a  cada nação, e tribo, e língua, e povo, (Apocalipse 14:6 RA).

 

2 – Por que foi necessário trazer um plano para redimir ou salvar o homem? Rom. 5:12 ______________________________________________________ ____________________

__________________________________________________________________________

     

As conseqüências do pecado não são apenas perigosas; são trágicas! O pecado nos separa de Deus (Isa. 59:1, 2), e descarrega sobre o ser humano a fatídica condenação de morte (Rom. 6:23) e a destituição da glória de Deus (Rom. 3:23). Em outras palavras: o pecador está irremediavelmente perdido.

      

3 – Que sente Deus pela humanidade e que fez por ela? 

         (a)   Porque Deus __________ ao mundo de tal maneira

         (b)  ... que ______  o Seu __________  unigênito, para que todo o que _______ ______  não pereça, mas tenha a __________ ______________ . (João 3:16 RA).

...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a _____________ ___ _________. (Apocalipse 2:10 RA).

 

4 – Desde quando existe o plano de Deus para salvar o homem? Apoc. 13:8 (Ali fala dos adoradores da besta apocalíptica, mas a última parte do versículo responde a pergunta).

__________________________________________________________________________

        

Todo o que se salvar, será salvo por Jesus (João 14:6). Não houve um plano de redenção para o Antigo Testamento e outro para o Novo Testamento, pois o sacrifício que Jesus faria já estava disponível desde o princípio do mundo. E Pedro declara que já estava destinado desde antes da fundação do mundo (I Pedro 1:18-20).

 

JESUS É O ÚNICO SALVADOR

 

5 – Ao morrer na cruz, que fez o nosso Senhor Jesus Cristo por nós, pecadores?

...Àquele que nos _______ , e, pelo Seu ____________ , nos libertou dos nossos ______________ , (Apoc. 1:5 RA).

 

Os crentes do Antigo Testamento se salvaram por meio do sangue que Cristo haveria de derramar na Cruz (simbolizado pelo sangue dos sacrifícios desde os dias de Adão, incluindo os serviços no Santuário), e os neotestamentários são salvos pelo mesmo sangue de Cristo que já foi derramado na cruz (Atos 15:10, 11). Porque é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados – Heb. 10:4 ...e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (I João 2:2 RA) ...o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:7 RA).

 

6 – De acordo com a Palavra de Deus, quantos salvadores existem à disposição do pecador? (a) Este Jesus...  E não há _____________  em ______________  outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro _____________ , dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos _____________ . (Atos 4:11-12 RA). (b) ... que _______ , e ninguém fechará, e que fecha, e _________ __________: (Apoc. 3:7).

        

A profecia do Antigo Testamento escrita por Isaías, já dizia que embora Ele nunca tenha praticado maldade (Isa. 53:9), nossos pecados seriam postos sobre Ele (Isa 53:6), e que Sua morte seria expiatória (Isa. 53:10). Sua ressurreição garantiria a Sua vitória sobre o pecado e a morte. Por isso é que quando Cristo abre a porta da salvação ao crente, ninguém a pode fechar, e quando a fecha por falta de fé do pecador nos méritos de Cristo, não há quem possa abri-la.

                                                

7 – Que devo fazer para receber a salvação que Jesus oferece? 

(a) Responderam-lhe: ______ no  __________ __________ e serás  __________ , tu e tua casa. (Atos 16:31 RA). (b)  ____________ , pois, e ___________  para serem cancelados os vossos ___________ , (Atos 3:19 RA). (c) Se ____________  os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos ____________ os pecados e nos ______________  de toda ____________. (1 João 1:9 RA).

        

Quando as Santas Escrituras falam sobre a confissão de pecados, referem-se aos mesmos termos ensinados por nosso Senhor Jesus Cristo no Pai Nosso: Pai nosso que estais nos Céus, ... Perdoa-nos... 

        

Na linguagem bíblica, arrepender-se significa mudar de opinião. Da mesma maneira, converter-se significa dar meia volta e caminhar em sentido contrário. Arrependimento significa uma mudança genuína da mente e atitude para com Deus e para si mesmo e também para com os demais. A pessoa arrependida por meio do Santo espírito de DEUS, começa a ver as coisas como Ele vê. Conversão, portanto, significa dar uma volta e retroceder no caminho da vida de pecado, avançando agora em direção a DEUS...

 

JESUS É O ÚNICO MEDIADOR

                                              

8 – Segundo o que Deus revela em sua palavra, quantos mediadores existem que podem interceder diante de Deus a favor do pecado?

Porquanto há um só _________ e um só ____________  entre Deus e os homens,_________ ___________ , homem, (1 Timóteo 2:5 RA).

        

As razões para uma declaração tão enfática e contundente são claras e estão na Bíblia. Só Jesus possui agora a natureza divino-humana. Era Deus por ser Seu Filho – Heb 1:8 (Rom. 9:5), e para redimir-nos tomou a natureza humana (Fil 2:6-8; Gal. 4:4; Heb. 2:14, 16, 17). Não cometeu pecado, portanto não merecia morrer (I Ped. 2:21, 22). Quer dizer que quando morreu pagou a dívida de nossos pecados. Não existe outro que reúna estas características como falar ao homem das coisas de Deus (porque é Filho de Deus) em linguagem de homens (pois Se fez humano) e poder apresentar-se a Deus (I João 2:1) e falar com Ele de igual para igual a respeito dos problemas do homem pois bem os conhece...

 

NOTA: O verso de Rom 8:32 não é uma contradição bíblica uma vez que sabemos que devemos apenas orar em nome de Jesus, ou seja em nome de Seu espírito (Fil 1:19).

 

9 – O que disse Jesus que deseja fazer no coração do ser humano quando este se converte? Apoc 3:20 ________________________________________________________

 

10 – Quando Jesus entra no coração do convertido, que dois frutos são produzidos?  porque Deus é quem efetua em vós tanto o ____________  como o  ______________ , segundo a sua boa _____________. (Filipenses 2:13 RA).

 

 

Minha Decisão: Senhor Jesus: reconheço que sou fraco ante às tentações e pecados. Mas também aceito que Tu és poderoso e que morreste para salvar-me, e hoje estás disposto a interceder por mim diante de Deus o Pai. Perdoa meus pecados, e lava-me com Teu sangue, porque Te aceito como meu único e suficiente Salvador e Mediador.

 

Meu E-mail:                                                                  Data:       /        /                .

 

 

http://mensagensfinais.tripod.com

 

Saiba mais escrevendo para mensagensfinais@ig.com.br

 

Retornar