Make your own free website on Tripod.com

A Revelações do Apocalipse

 

7 - A Prisão de Satanás

no Abismo

 
 

         Satanás está furioso porque a Santa Bíblia o desmascarou (& Apoc. 12:10-12). Por isso tem tratado de disseminar a idéia errônea de que o Apocalipse é um livro incompreensível. Mas as Sagradas Escrituras nos dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero (Mat 13:11).

         Apocalipse 20 diz que um poderoso Anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milênio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje você terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio analisar algo sobre a ressurreição.

         Descobriremos que o Apocalipse (revelação de Jesus Cristo) explica algumas coisas que Jesus disse durante Seu ministério terrenal, especialmente quando falou de duas ressurreições.

 

MIL ANOS ENTRE AS RESSURREIÇÕES

 

1 – Quais são as duas ressurreições sobre as quais nosso Senhor Jesus Cristo falou quando esteve na Terra?

 ...os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da__________ ; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do __________ . (João 5:28-29 RA)

 

2 – Que período começará na ressurreição dos fiéis?

Bem-aventurado e________ é aquele que tem parte na __________ ressurreição ...e reinarão com Ele os_____ anos -Apoc. 20:6.

 

Neste versículo diz que são os justos que voltarão à vida (ressuscitarão) e reinarão com Cristo mil anos. Este é o milênio bíblico que começa com a primeira ressurreição.

 

3 – Quando ocorrerá a primeira ressurreição, isto é, a dos justos já mortos?

Porquanto o Senhor mesmo...________ dos Céus, e os mortos em Cristo________________ - I Tes. 4:16.

 

A primeira ressurreição ocorrerá quando Jesus voltar em Glória e Majestade.

 

4 – Quantos anos depois da primeira ressurreição ressuscitarão os outros mortos?

Os restantes dos mortos não________________ até que se completassem os _______ anos. Esta é a primeira ressurreição. (Apoc. 20:5).

 

QUE OCORRERÁ DURANTE O MILÊNIO

 

5 – Onde estarão os fiéis e o que farão durante o milênio?  

... aos quais foi dada autoridade de ___________ ... e viveram e reinaram com Cristo durante ________ anos. (Apoc. 20:4). ... os santos hão de julgar o ___________ ? ... havemos de julgar os próprios ___________________ ? Quanto mais as coisas desta vida! (I Cor. 6:2-3).

 

      Jesus foi preparar lugar para os salvos no Céu, para onde Ele os levará (& João 14:1-3).

Portanto, o juízo de que está falando a Bíblia, ocorrerá no Céu.

Este juízo não afeta os justos, os quais foram julgados antes da vinda de Cristo – e que, portanto, está ocorrendo agora. Neste juízo são julgados os ímpios que participarão da segunda ressurreição. (& Apoc. 20:12, 13), ao diabo e aos seus anjos, e se lhes determina o castigo que merecem. Na realidade, este julgamento será apenas para nos comprovar a justiça de Deus. 

Este juízo também serve para que os santos compreendam por que não se salvaram algumas pessoas que eles consideravam justas. Tal juízo desfará toda a dúvida da mente dos redimidos acerca da malignidade do pecado e a justiça e o amor de Deus.

O Todo-poderoso ficará vindicado ante o Universo, e a compreensão de Sua justiça garantirá a estabilidade eterna da criação.

 

6 – Sendo que os fiéis irão ao Céu e os ímpios morrerão, Satanás não terá a quem tentar na Terra. Que fará essa cadeia de circunstâncias com o diabo?

 ...e o _____________  por mil anos;  ...para que não mais _____________ as nações até se completarem os mil anos. (Apoc. 20:1-3).

 

O Apocalipse descreve alguns acontecimentos impressionantes que acompanharão o momento do retorno de Cristo, em que será preso Satanás (& Apoc. 16:18, 20, 21). Com os fiéis no Céu e os ímpios mortos (& II Tes. 1:7, 8; 2:8), a Terra ficará como no princípio (& Gên. 1:2), sem forma, vazia, sem luz nem vida, como descreve Jer. 4:23-28. Este é o abismo no qual ficará Satanás durante o milênio.

 

COMO TERMINARÁ O MILÊNIO

 

7 – Que acontecerá com a santa cidade de Deus ao terminar o milênio? (Apoc. 21:2).

Resp. ____________________________________________________________________.

 

A santa cidade descerá sobre o monte das Oliveiras, que se abrirá em dois, produzindo um grande vale – & Zac. 14.4, 10.

 

8 – Que acontecerá com os ímpios e com Satanás, quando os mil anos se completarem?

Os restantes dos mortos não ______________  até que se completassem os mil anos... Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será _____________ da sua prisão  e sairá a ___________ as ___________ que há nos quatro cantos da terra... (Apoc. 20:5, 7-8).

 

Ao ressuscitarem os ímpios, desaparecem as circunstâncias que impedem Satanás de atuar, pois não terá a quem tentar. Apoc. 20:8 demonstra que apesar dos mil anos de prisão, Satanás não mudará...

 

9 – Que acontecerá com Satanás  e os ímpios quando pretenderem tomar de assalto a Santa Cidade

...desceu, porém, _________ do______  e os ___________  ... (Apoc. 20: 9-10, 14).

        

Deixaremos para outro estudo a análise do fogo de conseqüências eternas.

 

10 – Que fará Jesus depois que a Terra for purificada pelo fogo?

(a) ...Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos ________________  e ___________________ , nos quais habita justiça. (II Ped. 3:10-13). 

 (b) ...Deus ___________ com eles. Eles serão ____________ de ______________ , e Deus mesmo __________ com ___________ .   (Apoc. 21:1-4).

 

 

 

O     M  I  L  Ê  N  I  O

Caixa de texto: 1.000 anos entre as duas ressurreições 

Texto explicativo em seta para baixo: 1ª Ressurreição
(FIÉIS)
VOLTA DE JESUS
Texto explicativo em seta para baixo: 2ª Ressurreição
(INFIÉIS)
DESCE A STA CIDADE

 

     Fiéis nos Céus Julgando os Ímpios

      

     

Caixa de texto: Terra Desolada – Satanás Preso
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minha Decisão: Senhor Jesus, eu quero estar entre aqueles que entrarão no Éden restaurado. Perdoa meus pecados e faze-me digno de receber a vida eterna...

 

Minha Assinatura:                                                          Data:       /         /               .

 

http://mensagensfinais.tripod.com

Dúvidas? mensagensfinais@ig.com.br

 

Retornar