A Revelações do Apocalipse

 

8 - As promessas do Apocalipse

 

Em meio ao drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, Deus revela o bálsamo de Sua misericórdia através de dezenas de promessas espalhadas pelo Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso. Incluindo algumas negativas, revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas  com salvação e vida eterna.

Como as profecias das Sete Igrejas abrangem um período desde a  sua fundação até a segunda vinda  de Cristo, as promessas feitas a cada uma dessas sete etapas têm uma mensagem edificante para cada um de nós...

 

TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA OS VENCEDORES

 

1 – Que dará o Senhor aos vencedores, quando vier? Apoc. 22:12.

E eis que venho sem ______________, e comigo está o _____________ que tenho ___________________ segundo as suas obras”. & Apoc. 1:7; 22:20 e 11:18.

 

         Muitas das promessas do Apocalipse estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo (por exemplo: Apoc. 1:7; 22:20). Neste dia o Senhor destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18) e dará a vida eterna a Seus fiéis.

 

2 – Que símbolo de vida eterna será permitido aos vencedores comerem? Apoc. 2:7.

 ...dar-lhe-ei que se alimente da ________________________ que se encontra no paraíso de Deus. 

 

         Aquele que tem a chave da morte, que esteve morto mas vive pelos séculos dos séculos (Apocalipse 1:18), que “Abre e ninguém fecha” (Apocalipse 3:5) promete restabelecer a vida eterna perdida quando entrou o pecado no mundo. Para que o homem não vivesse eternamente como pecador Deus não permitiu que comesse desta árvore (Gên. 3:22-25), mas agora, redimido pelo sangue de Jesus, é prometido que os vencedores comerão da dita árvore: receberão a vida eterna. Por isso diz que eles não sofrerão dano da segunda morte (Apoc. 2:11; 20:6)

 

3 – Apesar de ser o Todo-poderoso, como revela Deus Sua compreensão e ternura? Apoc. 1:17; 2:24; 3:10.

...Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo:_______________ eu sou o primeiro e o último.  Digo, todavia, a vós outros...  Outra _____________ não _______________ sobre vós;   Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também Eu te _______________da  _________________________ que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. 

 

4 – Quem é o adversário que devemos vencer? I Pedro 5:8, 9.   

...O ____________ , vosso adversário...  resisti-lhe firmes ____________ ... 

 

5 – Que conduta introduziu o diabo na Terra a fim de destruir-nos? I João 3:4, 8; Isa. 24:5, 6.

Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a ________________ da _________ .  Aquele que pratica o _________________  procede do ____________ , porque o diabo vive pecando desde o princípio  ...porquanto transgridem as leis...  por isso, serão ______________ os moradores da terra...

 

         O mesmo apostolo João, que desmascarou Satanás, diz: Par isto Se manifestou o filho de Deus, para destruir as obras do diabo – I João 3:8. Nosso Senhor Jesus Cristo disse que Ele não veio para mudar a lei (Mat. 5:17); que ninguém tem, nem terá autoridade para mudar a lei (Mat. 5:18); apesar de que o anticristo intentaria fazê-lo (Dan. 7:25). Jesus demonstrou ante o Universo que é possível guardar a Santa Lei de Deus. Seus méritos (se O aceitamos) nos dão salvação (Rom. 5:19; 10:11). Uma vez redimido, o crente vive regido pela ética de Cristo. Por isso Paulo nos disse: Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. (Rom. 3:31 RA).

 

6 – Que duas características têm o remanescente fiel a quem Satanás odeia e persegue? Apoc. 12:17.

Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os _______________ de Deus e têm o _______________ de Jesus; 

 

Satanás  odeia a Deus e Sua santa lei, expressão de Seu caráter. Por isso é que quem vive segundo a carne de certo modo está reproduzindo a conduta de Satanás, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar... – Rom. 8:7. Nosso Senhor Jesus Cristo disse: Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos – João 14:15. Ao guardar os mandamentos, demonstramos nossa identificação com Cristo. Isto explica porque Satanás ataca o remanescente fiel que guarda Seus mandamentos.  Isto faz como uma prolongação da luta que iniciou no Céu contra Cristo – Apoc. 12:7. Mas é na hora da perseguição que se torna mais agradável a promessa: Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida –   Apoc.2:10.

 

COMO SE OBTÉM A VITÓRIA

 

7 – Apocalipse 1:5 diz que Jesus “nos ama e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados”. Que devemos fazer para que o Senhor nos lave com Seu sangue? Atos 2:37, 38; Lucas 13:3

...Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Pedro:_________________ , e cada um de vós seja _______________ em nome de Jesus Cristo para ________________ dos vossos _______________ ...  se, porém, não vos ____________________ , todos igualmente  __________________ .  

 

Até as promessas de castigo do Apocalipse, que alguns poderiam considerar negativos, revelam o amor de Deus que nos quer conduzir ao arrependimento (Ex: Apoc. 2:5, 16; 3:3). As repreensões e castigos  prometidos por Deus têm como objetivo corrigir e curar; porque Ele nos ama (Apoc. 3:18, 19) e sabe que sem arrependimento não pode haver perdão. 

 

8 – Que promessas demonstra que a salvação é gratuita e que é recebida pela fé em Jesus? Apoc. 22:17; Rom. 3:24, 25.

 ...e quem quiser _____________  de ___________  a água da vida... sendo justificados ____________________ , por Sua _______________ , mediante a redenção que há em Cristo Jesus...  

 

          A justiça de Cristo dada de graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e vestimentas (Ex: Apoc. 7:9, 13, 14). Os que acompanham a Cristo estão vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavaram suas roupas no sangue de Cristo. (Apo. 22:14; 3:4, 5).

 

9 – Que declaração inspirada por Deus demonstra que o arrependimento  e a fé devem ser acompanhados de uma mudança de vida? Atos 3:19.

_______________ , pois, e ________________  para serem cancelados os vossos pecados... 

 

A bondosa paciência de Deus tem limites; se não há conversão, tem que haver punição: Apoc. 2:21-23; 3:3. Apocalipse 9:20-21 fala de pessoas que nem mesmo sob as pragas descritas na sexta trombeta, se arrependeram... Apoc. 11:18 diz que Deus finalmente destruirá os que destroem a Terra. O pior, para eles, será a segunda morte! Apoc. 21:8; 22:15.

 

10 – Que promessas demonstram que nosso Senhor quer que os redimidos sejam fiéis? Apoc. 2:10, 11.  

... Sê fiel até à _____________ , e dar-te-ei a ______________ da ____________  ... O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da _____________________ .

 

         Isto se harmoniza perfeitamente com o que Jesus disse àquele jovem que professava crer nEle: Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos (Mat. 19:17). Apocalipse revela que o código moral que deve reger a conduta dos que foram salvos pela graça, é a Lei dos Dez Mandamentos (Apoc. 14:12). Outra área de fidelidade da qual fala Apocalipse é a relação com a Palavra de Deus (Apoc. 22:18, 19). Inclusive temos duas promessas com bem-aventuranças a respeito, uma no primeiro capítulo (Apoc. 1:3) e a outra no último (Apoc. 22:7).

Minha Decisão: Creio nas promessas do Senhor. Ele disse: “a quem tiver sede darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e Eu, lhe serei Deus e ele Me será filho” – Apoc. 21:6, 7. Creio que também no ensino de Pedro, quando escreveu: Como filhos da obediência não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância – I Pedro 1:14. Por isso decido firmar-me nas promessas de Deus e com Sua ajuda serei Seu filho obediente...

 

Minha Assinatura                                                          :   Data:       /       /              .

 

http://mensagensfinais.tripod.com

 

Retornar