A Grande Controvérsia da trindade em Forma Simples

By Ennis Meier

A crença e defesa da doutrina da trindade é a última apostasia da Igreja Adventista.

Descrer da trindade é tornar-se Testemunha de Jeová? -
Charles Russel foi o fundador da igreja das Testemunhas de Jeová. Mas antes disso, Russel foi Adventista do Sétimo-dia e aprendeu a doutrina do "Deus único" com nossos pioneiros em 1869, aos 18 anos. Quem chama de "Testemunha de Jeová" aquele que acredita no Deus Único, não conhece a história. Os pioneiros da Igreja Adventista eram anti-trinitarianos e acreditavam num único Deus e em Jesus, Seu Filho. 

Por que os Adventistas mudaram a doutrina da igreja para a Trindade?  Os Adventistas nos Estados Unidos há algumas décadas eram conhecidos como "uma seita do grupo das Testemunhas de Jeová" e, com isso, se sentiam diminuidos perante a comunidade evangélica americana. Esse rótulo prejudicava a imagem dos Adventistas nos empreendimentos comerciais da igreja, obtenção de verbas do governo americano para os hospitais, colégios, universidades e a ADRA. Os Adventistas procuram então se afastar de tudo que os fizesse parecidos com as Testemunhas de Jeová.

Quando foi feita essa mudança na Igreja Adventista e onde aprenderam?  A mudança foi gradual e teve início nos anos 20, quando pediram ao pastor LeRoy E. Froom que realizasse uma série de palestras sobre o Espírito Santo aos pastores e líderes das igrejas da Divisão Norte-Americana. Mais tarde, esse pastor e professor escreveu vários livros sobre o assunto. No livro Movement of Destiny, pág. 322, diz o seguinte: 

"Aqui posso fazer uma confissão pessoal e franca. Quando em 1926 e 1928 me foi pedido pelos líderes para preparar uma série de estudos sobre o Espírito Santo ... fora uns vestígios inestimáveis no Espírito de Profecia, eu não encontrei praticamente nada desse fantástico ramo de estudo da Bíblia. Não existiam prévias pegadas em nossos livros e literatura. Eu fui obrigado a pesquisar em livros fora da nossa fé ....alguns desse homens tinham pontos de vista mais profundos das coisas espirituais de Deus, que muitos dos nossos próprios homens tinham então sobre o Espírito Santo e a vida triunfante." www.alvorada.us/ 

Anuários oficiais dos Adventistas mostram que a doutrina não mudou uma só palavra em 57 anos --- Veja:  "Year Book" de 1889, 1905 a 1914  --- (Ellen White ainda estava viva nessa época!) - Constata-se que os Adventistas acreditavam num único Deus e Jesus. O Espírito Santo é mencionado apenas como um representante de Deus na Terra. www.alvorada.us/0003.htm   www.alvorada.us/0004.htm  www.alvorada.us/0023.htm

A primeira vez que apareceu a palavra "Trindade" na doutrina Adventista foi em 1931. www.alvorada.us/0005.htm

Confirmam 3 professores de História da Igreja Adventista da Universidade de Andrews e autores do livro TRINITY, essa mudança foi oficializada na Assembléia da Conferência Geral de Dallas, Texas, no ano de 1980www.alvorada.us/0006.htm

Qual a origem da doutrina da Trindade? ÁRIO foi um sacerdote católico na cidade de Alexandria no Egito que viveu entre os anos 250 a 336. Ele levantou uma polêmica sobre a natureza e origem de Jesus. A primeira tentativa de contestar as idéias de Arius foi no Concílio de Nicéia no ano de 325. Porém, a doutrina da Trindade foi de fato estabelecida no Concílio de Constantinopla no ano de 381, cujo credo reza que no céu existem três Seres iguais: Deus, Jesus e o Espírito Santo.

Os padres defensores das idéias de Ário e seus adeptos eram chamados de "arianos" e os Pioneiros Adventistas também passaram a ser chamados de "semi-arianos" depois da mudança de 1980. Da mesma forma como Ário foi excomungado na Igreja Católica, os adventistas que não creem na doutrina da Trindade tem sido perseguidos e cortados da Igreja Adventista.

O que diz a Bíblia sobre a Trindade?   Não existe a palavra "Trindade" na Bíblia e o texto de I João 5:7 que aparece em várias traduções é reconhecidamente FALSO!     www.alvorada.us/0007.htm



A fórmula batismal de Mateus 28:19 constitue um texto isolado que não deveria ser aceito como a base de uma doutrina. Embora não haja uma prova definitiva, a Igreja Católica assume a autoria desse texto e nos Evangelhos sempre dizem: "batizavam em nome de Jesus"www.alvorada.us/0008.htm

Existem dezenas de textos que afirmam UM ÚNICO DEUS, e o Espírito Santo não é apresentado na Bíblia como sendo Deus, ou uma pessoa.  Apenas diz que procede de Deus e de Jesus.  João 15:26. www.alvorada.us/0009.htm

A Bíblia está repleta de textos meridianamente claros, como esse de I Timóteo 2:5: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,"

Jesus é Deus?  Embora existam alguns textos que chamam Jesus de Deus, há que se levar em conta os textos que afirmam: "Há UM SÓ DEUS e JESUS".  Como é inadmissível haver contradições na Bíblia, temos que encontrar as razões dessa contadição, e não jogar texto contra texto.

Devemos aceitar a influência de tradutores e copiadores e o próprio significado da palavra DEUS ao longo do tempo. Devemos também levar em consideração o fato de que não existem originais autênticos da Bíblia e até a Bíblia Adventista "The Clear Word" não está livre das penas do Apocalipse 22 por vícios e corrupções intencionais.  
Os manuscritos mais antigos da Bíblia datam do quarto e quinto século, quando os últimos escritos da Bíblia foram produzidos já na segunda metade do primeiro século. Não se pode excluir a influência da igreja Católica nos "originais gregos" (Novo Testamento) enquanto o Velho Testamento é a própria história do povo judeu e por isso cuidaram em preservá-lo. 

O Novo Testamento não pode contrariar uma doutrina do Velho Testamento.
Jesus repetiu as mesmas palavras de Deuteronomio 6:4: "Ouve, Israel o Senhor nosso Deus é o único Senhor" -  Marcos 12:29

Da mesma forma como Jesus é chamado de Deus no Novo Testamento, existem muitos textos em que Jesus chama o Pai de MEU DEUS. Jesus também é chamado na Bíblia de "O ANJO DO SENHOR" e o Arcanjo Miguél. www.alvorada.us/0010.htm    www.alvorada.us/0011.htm

Jesus disse que o Pai era maior que ele, e que todo o seu poder provém do Pai. (João 14:28 - Mat.28:18)   Sendo Jesus Filho de Deus, é lógico presumir que teve um ínício.

Não há dúvidas que Jesus estava com o seu Pai na criação desde mundo. Jesus foi honrado e glorificado, sendo divino por proceder diretamente de Deus. Jesus morreu e quem defende que Jesus é "Deus eterno" não conseguirá explicar como alguém sendo eterno pode ser Filho e também pode morrer.  Existem muitos textos que estabelecem a dependência de Jesus do seu Pai e não se limitam apenas ao tempo que esteve nessa Terra. www.alvorada.us/0009.htm

O que diz Ellen White sobre a Trindade? Ellen White jamais mencionou a palavra "Trindade" em seus escritos. A palavra TRINDADE que aparece nas traduções em português é apócrifa. www.alvorada.us/0013.htm
Um ex-diretor do White Estate, (orgão da Conferência Geral que guarda os escritos de Ellen White) confessa que foram introduzidos cortes e mudanças nos livros de Ellen White. www.alvorada.us/0014.htm
Os escritos de Ellen White que favorecem a doutrina da Trindade devem ser postos sob suspeição e a maioria deles aparece no livro Evangelismo, que foi impresso somente em 1940, vinte e cinco anos após a morte de Ellen White.
O professor George Night de história da Igreja  Adventista na Universidade de Andrews, afirma que foi feita uma "limpeza" nos livros Adventistas para tirar tudo o que contrariava a doutrina da Trindade e cita como exemplo o livro Daniel e Apocalipse de Urias Smith. www.alvorada.us/0015.htm  www.alvorada.us/0016.htm  

Ellen White escreveu:
"Os principais pontos da nossa fé, como temos hoje estão firmemente estabelecidos. Ponto por ponto foi claramente definido e toda a irmandade está em armonia. O inteiro grupo de crentes está unido e em harmonia... A nossa experiência foi maravilhosamente estabelecida pela revelação do Espírito Santo." MS 135, 1903.
"Deus nunca contradiz a Sí mesmo...mas nós ficamos com os marcos antigos. A verdade que Deus tem dado ao seu povo nesses 50 anos foi sustentada pela demonstração do Espírito Santo." (Carta 329-1905) 
O
bviamente, "50 anos"  inclue o que seu marido James White havia escrito em 1856 e o que consta no Year Book 1905.   www.alvorada.us/0004.htm  www.alvorada.us/0003.htm

James White, marido de Ellen White, foi em três períodos Presidente da Conferência Geral e, ao longo de toda a sua vida, foi um acérrimo inimigo da doutrina da Trindade. Não consta que o casal tivesse atritos e controvérsias doutrinárias. Sobre o assunto, Tiago escreveu:

"Como erros fundamentais, podemos mencionar a falsificação do sabado, que os protestantes trouxeram da Igreja Católica, o batismo por asperção, a trindade, o estado conciente dos mortos e o castigo eterno." (James White, Sept. 12, 1854, Review & Herald, vol. 6, pág. 36.)

R F Cottrel escreveu:
"Acreditar na doutrina da trindade não é mais que uma evidência do mal como a intoxicação do vinho com que as nações se embebedaram. O fato é que essa foi uma das principais doutrinas, senão a mais importante com que o bispo de Roma foi axaltado ao papado, o que não diz muito a seu favor." (The Trinity,” Review & Herald, July 6, 1869)

J. N. Loughborough escreveu: "A doutrina da trindade foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração das imagens, a guarda do dia do sol que é a doutrina persa remodelada.  (Review & Herald, vol. 18, page 184, par. 1-11---November 5, 1861)

Ellen White demonstra irrestrito apoio à fé dos Pioneiros da Igreja e sobre eles escreveu:

"Quando algum homem vier para mudar um alfinete do fundamento que Deus estabeleceu por Seu Espírito Santo, permiti que os homens de idade, que foram os Pioneiros no nosso trabalho, falem claramente, e permiti aqueles que estão mortos também falem, re-imprimindo seus artigos em nossas revistas.
Focalizai os raios da divina luz que Deus tem dado, como Ele tem guiado seu povo passo a passo no caminho da verdade. Essa verdade prevalecerá no teste do tempo e da experiência." Ms 62, 1905


Embora Ellen White não tenha citado em forma direta a questão da Trindade, assim escreveu:


"Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um na natureza, no caráter e no propósito - o único Ser em todo o Universo que poderia entrar nos conselhos e propósitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos os seres celestiais. "NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus ... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades (Col. 1:16); e tanto para com Cristo, como para com o Pai, todo o Céu mantinha lealdade."
O Grande Conflito, pág. 493.
(Não fala numa terceira entidade!)

O mesmo se verifica na Bíblia em Apocalipse 5:12 e 13, onde só Deus e Jesus recebem as honras e glória pelos séculos dos séculos.

Confirmando o fato de Jesus não ser eterno, Ellen White escreve:
"E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: "O Senhor me possuiu no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. ... Quando compunha os fundamentos da Terra, então Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo o tempo". Provérbios 8:22-30 (Patriarcas e Profetas, pág. 34.)

Por que essa questão da Trindade é importante?  É ridículo afirmar que, depois de três gerações (136 anos), os Adventistas acabaram aprendendo a verdade com Roma. Seria a própria contrafação da verdade !

O segundo mandamento da lei de Deus proíbe fazer imagens de Deus e não significa somente representá-Lo por figuras e estátuas. Também quer dizer: Não criar imagens e conceitos diferentes dos que são ensinados na Bíblia. O segundo mandamento deve ser entendido como uma extensão do primeiro mandamento.

I Corintios 4:6   "... para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito."

Erram os que fazem especulações a partir de conclusões próprias: "O Espírito Santo deve ser uma pessoa, porque pensa; porque tem sentimentos; porque geme... e isso e aquilo."  Como se o Espírito de Deus não tivesse as mesmas virtudes de Deus!
 
A Bíblia ensina que há um só Deus e Jesus Cristo, e não é o homem que deve ficar fazendo conjecturas e procurando contrariar o que Deus diz.

João 17:3 diz:
E a vida eterna é esta; que te conheçam a tí só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.


A Apostasia do ÔMEGA, predita por Ellen White e também pelo Apostolo Paulo, refere-se à Trindade?

O apóstolo Paulo predisse que, antes da volta de Jesus, no Templo de Deus (igreja verdadeira) se adoraria um deus falso (a trindade!): "O homem do pecado, o filho da perdição, se assenta como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (II Tessalonisenses 2)

O homem do pecado você sabe quem é, ... mas o templo de Deus não é o Vaticano.

Ellen White em sua profecia da apostasia ÔMEGA diz:
"Before the last developments of the work of apostasy there will be a confusion of faith. There will not be clear and definite ideas concerning the mystery of God. One truth after another will be corrupted.” ST 05-28-94.":


"Antes dos últimos desenvolvimentos da obra apostasia haverá uma confusão na fé. Não existirão claras e definidas idéias concernentes ao mistério de Deus. Uma verdade após a outra será corrompida."  ST 05-28-94.

A profecia do ÔMEGA de Ellen White e a profecia do Apóstolo Paulo em II Tessalonisenses 2 são perfeitamente iguais e falam de uma apostasia, que está acontecendo hoje, obviamente na igreja verdadeira, pouco antes da volta de Jesus.

As Três Pessoas Celestiais Constituem Um Só Deus.  Frontalmente contrário ao que diz a Bíblia em 1ª Corintios 8:6  -
"Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é para quem nós vivemos; e um só Senhor Jesus Cristo pelo qual são todas as coisas, e nós por ele."


"O silêncio é ouro"
 Os Adventistas costumam usar uma citação de Ellen White em que diz que "o silêncio é ouro" em se tratando do Espírito Santo.  Porém, o silêncio começa antes de afirmarem que é o Espírito Santo é uma Pessoa e igual a Deus. (...afirmações que não estão na Bíblia)

Porque Ellen White não fez uma declaração direta e clara contra a trindade?
Resposta: Onde estão as declarações claras e contundentes contra a Igreja Católica que se encontravam no livro O Grande Conflito? ...foram mudadas para "romanismo" e outras simplesmente sumiram !  Veja a confissão do ex-diretor do White Estate   www.alvorada.us/0014.htm

João 3:16  "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito; para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  17. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo ..."

Se Jesus não for  verdadeiramente o Filho de Deus, a prova de amor que encerra esse texto, tembém não seria verdadeira.
A promessa da Vida Eterna seria verdadeira ?



Nota:
Nos endereços indicados da Internet você terá mais esclarecimentos sobre os assuntos tratados. Os textos de Ellen White e dos Pioneiros podem ser conferidos na homepage do White Estate - http://www.egwestate.andrews.edu/ com link no www.alvorada.us
Ninguém entenda nas nossas afirmações, que estariamos negando a divindade de Jesus e a realidade do Espirito Santo ser um enviado de Deus e de Jesus.

 

RETORNAR