Make your own free website on Tripod.com

I Congresso Leigo no Vale do São Francisco

 

Escrevo essa narrativa da cidade de Juazeiro – Bahia, a margem direita do caudaloso Rio São Francisco em pleno sertão nordestino. Dividida pelo Rio da Unidade Nacional está na outra margem a princesa do sertão pernambucano – a cidade de Petrolina. Uma ponte cinqüentenária, Presidente Eurico Gaspar Dutra, une as duas cidades e os dois estados.



A história adventista destas cidades é rica. Aqui desbravou desde 1946 o saudoso Pastor Plácido da Rocha Pita, que ele conta em ricos relatos no seu livro “PORQUE MUDEI DE EXÉRCITO”, as suas façanhas montado nos lombos dos burros “SPUTINIK” e “SUPERBOM” levando a mensagem pura dos pioneiros adventistas às famílias e cidades desta região. “Homem a qual o mundo não era digno...”, deixando uma marca indelével na mente e coração dos pioneiros da igreja local, alguns que ainda vivem, como minha querida mãe Silvina Rangel Cunha, hoje com 90 anos, meu pai José Celso da Cunha com 87 anos,


Irmão Aparecido com o casal Silvina e Celso

Maria Costa Pinto, genitora do irmão Paulo Pinto. Velhinhos, mas lúcidos, e que sempre rejeitaram o trinitarianismo e não se deixaram contaminar com as falsas doutrinas introduzidas no seio da IASD pela cúpula. Rejeitam ecumenismo adotado pela igreja e crêem que Jesus é o Filho de Deus com uma convicção que ultrapassa a nossa compreensão. Deus tem os seus escolhidos.


Irmão Paulo Pinto

Mas nenhuma página dessa história rivaliza em benção com a que foi escrita nas últimas semanas nestas cidades pacatas e esquecidas. Há alguns meses, nós e alguns irmãos e irmãs de Juazeiro e Petrolina vemos sendo alvo de perseguições, exclusões, calúnias e difamações por parte da liderança local, por descobrir as verdades que foram jogadas por terra, como as mudanças nos livros do Espírito de Profecia, introdução de imagens – caracterizando quebra do mandamento, ecumenismo, a malversação do dinheiro sagrado e a forma de dominação imposta pela cúpula da igreja. Afim de conhecer mais profundamente as verdades, estendemos um convite ao IRMÃO APARECIDO, Presidente da ABA-LEI para vir realizar um evento de porte. Seria o I CONGRESSO ADVENTISTA LEIGO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.

Durante os dias 09 a 16 de Outubro, tivemos a felicidade de ver nossos irmãos, amigos, simpatizantes adventistas ou de outras denominações, presentes na platéia. Foi um Congresso itinerante. A abertura aconteceu no dia 09 na fundação da nova igreja do Núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho. Ali vimos 6 preciosas almas serem batizadas pelo irmão Aparecido “em nome de Jesus”. Eram ex-lideranças locais, da IASD. Foi uma festa espiritual que ficou registrada nos céus. Entre os dias 10 a 12, o Congresso passou a ser realizado no Auditório do Hotel do Grande Rio – o maior hotel da cidade. O auditório com capacidade para 300 pessoas sentadas teve a satisfação de ouvir e ver através do telão, o irmão Aparecido discorrer, com a sabedoria oriunda dos céus, sobre os temas:

1. Estamos em Perigo (A necessidade de Examinar as Escrituras)
2. O Batismo em Nome de Jesus
3. A Organização de Deus - Somos Uma Nova Organização?
4. A Adoração (antes do Pecado);
5. O Pecado (Seu Originador, a posição que ocupava no Céu;
6. A Criação (Quantos participaram; Quantos descansaram no primeiro sábado após a criação; A Quem adoravam nosso primeiros pais; Quantos participaram do Conserto de Paz)
7. Jesus Cristo, O Filho de Deus (revelando o Caráter do Pai. Antes dEle nenhum Deus se formou, e depois dele....)
8. O Espírito Santo de Deus;
9. O Consolador Prometido;
10. A Nossa Missão.

Além de muitas consultas feitas pelos presentes. A assistência foi além da expectativa, numa média de 200 pessoas por noite.


Auditório do Hotel Grande Rio - Petrolina/PE

Um ônibus transportava os irmãos de Juazeiro e os levava se volta após cada noite. Entre os dias 13 a 16, deixamos o solo pernambucano e o Congresso continuou agora em solo baiano, no Auditório do INSS em Juazeiro – Bahia.


Auditório do INSS - Juazeiro/BA

Nestes dias o local esteve sempre lotado e as cadeiras eram concorridas. Foi necessário buscar as cadeiras da nova igreja do N3 para atender os convidados: membros da IASD – ávidos para conhecer as verdades. Saíam maravilhados. “Não tem jeito esta é a verdade” – eram as exclamações que ouvimos muito. Rendemos graças ao bom Deus por buscar estas almas preciosas. Os temas abordados discorria sobre o ESPÍRITO SANTO, QUEM É O CONSOLADOR, E A NECESSIDADE DE ALERTAR O MUNDO COM AS TRES MENSAGENS ANGELICAIS.

No dia 16 (sábado) foi a finalização do abençoado congresso. Houve um encerramento com chave de ouro, para honra e glória do Deus Todo Poderoso. Vinte oito (28) lindas e preciosas almas selaram sua fé em Cristo, ao descerem nas águas límpidas da margem do Rio São Francisco, perfazendo 34 troféus para Deus e o Cordeiro.




Candidatos ao Batismo no Nome de Jesus







Ao final todos estávamos com um nó na garganta pela despedida do Congresso e do querido irmão Aparecido.





Deus seja Louvado. Esta semente tem germinado de maneira surpreendente após o Congresso. Temos recebido em casa e através do Programa “A VOZ E A VERDADE” que realizamos na Rádio Juazeiro, pedidos de estudo e cópias da palestras do congresso, de vários pontos da região..


Irmãos Rogério Rangel, Aparecido e Paulo Pinto


Irmãos Manoel Dias, Aparecido e Rogério Rangel, após programa na Rádio Juazeiro.

De uma outrora sólida igreja de um bairro da cidade, membros e líderes receberam estudos bíblicos durante duas horas e viram a verdade sendo revelada. Hoje são entusiastas pesquisadores e pregadores. REPITO: DEUS SEJA LOUVADO.

Hoje temos uma sólida comunidade de leigos nas duas cidades e áreas circunvizinhas, correspondendo em Juazeiro o Ministério Adventista Bereano de:

1 – Alto do Alencar
2 – Tancredo Neves
3 – Quidé
4 – Itaberaba (em implantação)
5 – Igreja Adventista Cristã do Lago
6 – Famílias isoladas nos locais mais distantes do distrito.


Igreja Adventista Cristã do Lago/BA

Em Petrolina, Ministério Adventista Bereano de:

7 – Projeto Senador Nilo Coelho (N3)
8 – Projeto Senador Nilo Coelho (N6)
9 – Projeto Senador Nilo Coelho Kmn 18
10 – Coab Massangano
11 – Loteamento Recife
12 – Ministério Adventista (Paulo Targino)
13 – Ministério Simplesmente Jesus
14 – Famílias Isoladas nos distritos distantes.

Pra um começo nada promissor de 3 irmãos e suas famílias (Eu, Rogério Rangel e esposa, Paulo Pinto e família, João Rangel e família e nossos pais) – (3 gatos pingados – como diziam), há oito meses atrás, vemos a nossa frente um futuro glorioso, com a responsabilidade de divulgar as ultimas mensagens ao mundo e conclamarmos aos sinceros seguidores de Cristo a sair de Babilônia, pois a nossa redenção se aproxima.



Agradecemos a ABA-LEI, na pessoas de seu presidente, irmão Aparecido, os irmãos de Poá e outras comunidades que patrocinaram a vinda do servo do Senhor ao sertão nordestino, trazendo a luz dos pioneiros para iluminar os corações até então enganados pela falsa adoração e adulterações nos escritos proféticos.



Aguardamos com ansiedade a vinda do irmão Aparecido no dia 15/11, para regularizar as comunidades daqui, especialmente a Igreja do Lago, que foi abandonada pela Corporação que só visa lucro. Esquecendo que o sangue precioso de Cristo foi derramado para salvar pessoas. Já existem agendados muitos batismos. Acreditamos que ultrapasse a faixa de 50.

Aguardamos também a vinda do irmão Milton em janeiro, quando teremos outra programação especial, dando continuidade a essa arrancada evangelística.

Terminarei conclamando aos irmãos leigos de todo mundo a orarem por nós, pois somos carentes financeiramente para a empleitada que pretendemos fazer não só aqui, mas em todo nordeste brasileiro. Aos líderes da cúpula suprema da IASD com a sua intolerância religiosa, direi as mesmas palavras que um grande homem disse a outro opressor a três mil anos atrás: “DEIXA IR O MEU POVO PARA QUE ME SIRVA” (Exodus 8:1)



Rogério Rangel Cunha 50 anos, 41 de adventista – técnico em informática – ex-ancião, pioneiro da IASD do bairro Tancredo Neves fundador da igreja local, pioneiro da IASD do Bairro Itaberaba fundador da igreja local, auxiliou a implantação de outras igrejas em outros bairros. Pediu exclusão da igreja por não aceitar suas atuais doutrinas e adulterações dos escritos proféticos e hoje faz parte da liderança leiga local.