Make your own free website on Tripod.com

agua-20.gif

O Pai e o Filho!

Você teria coragem de pregar este Sermão na IASD?

 

Bom dia irmãos, feliz Sábado.

Eu hoje gostaria de falar sobre um Pai e Seu Filho. Vamos começar abrindo nossas Bíblias em:

GÊNESIS, Capítulo 22, versos 1 ao 12:

1 E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Comentários: irmãos vocês já pensaram a angústia que este pai passou ao saber que teria que sacrificar seu filho.

4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

Que aperto no coração deve ter sentido Abraão

5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

De onde Abraão tirou forças para responder ao seu filho?

9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

Não vemos na Bíblia nenhum sinal de que Isaque haja resistido de alguma forma. Talvez ele tenha consentido no sacrifício. Em Patriarcas e profetas, página 152 a irmã White escreveu

“No lugar indicado construíram o altar, e sobre o mesmo colocaram a lenha. Então, com voz trêmula, Abraão desvendou a seu filho a mensagem divina. Foi com terror e espanto que Isaque soube de sua sorte; mas não opôs resistência. Poderia escapar deste destino, se o houvesse preferido fazer.”

10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

E você sacrificaria seu filho para Deus? Nenhum de nós pode compreender o que se passou com Abraão.

Todavia, ninguém senão Deus poderia compreender quão grande era o sacrifício do pai, ao entregar seu filho à morte.

Porém não é sobre esse pai e este filho que eu gostaria de falar nesta manhã, é sobre duas pessoas mais importantes. É Sobre um Pai que literalmente sacrificou seu Filho. Um Pai que não precisava fazer isto e um Filho que também não precisava se submeter a tal sacrifício.

Leiamos o seguinte verso:

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

No livro “Primeiros escritos” na Página 151 a irmã White escreveu “Disse meu anjo assistente: Pensas que o Pai entregou Seu mui amado Filho sem esforço? Não, absolutamente. Foi mesmo uma luta, para o Deus do Céu, decidir se deixaria o homem culpado perecer, ou se daria Seu amado Filho para morrer por ele.”

Jesus Cristo, O Filho de Deus

Você sabe irmão quem é Jesus?  Eu pergunto a vocês Quem dizem os homens ser Jesus? E vós, quem dizeis que Ele é? A resposta para esta pergunta irmãos está em:

Mateus 16: 16 e 17

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Mas será que realmente Jesus é o Filho de Deus? Você realmente acredita que Jesus é o Filho de Deus? Mas em que sentido Jesus é o Filho de Deus? Só enquanto esteve aqui na terra ou mesmo no céu sempre foi o filho de Deus?

Vamos nesta manhã ver o que nos diz a Bíblia e o Espírito de Profecia sobre o Filho de Deus e espero que as perguntas feitas sobre Jesus sejam respondidas.

Vamos começar como texto de Patriarcas e profetas pág 34 onde a irmã White fala que Jesus declara a respeito de si nestes termos E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: ” e ela cita o texto de Provérbios 8: 22 a 30, leiamos:

Provérbios 8:22-30

22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.

23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.

24 Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.

25 Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.

26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;

28 Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,

29 Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.

30 Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo.

Vemos aqui que Cristo fala de si mesmo como tendo sido gerado, notemos que a palavra correta é gerado e não criado, em algumas traduções esta palavra é traduzida por nascer. Vejamos agora os seguintes textos:

Salmo 2:7

7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. 

Hebreus 1:5

5 Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

Vemos aqui o próprio Pai declarando que gerou Jesus.

Talvez alguém se pergunte, mas quando Cristo foi gerado? Para responder esta pergunta eu ficarei com as palavras do Pastor Ellet J. Waggoner no livro Cristo e sua Justiça:

“As Escrituras declaram que CRISTO é o "unigênito de DEUS". Ele é gerado, não criado. Quando Ele foi gerado não nos compete indagar, nem nossas mentes poderiam assimilá-lo se nos fosse indicado. O profeta Mi­quéias nos diz tudo quanto podemos saber sobre isto nestas palavras: "E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Miquéias 5:2. Houve um tempo em que CRISTO procedeu e veio de DEUS, do seio do PAI (João 8:42; 1:18), mas esse tempo está tão recuado nos dias da eternidade que para a com­preensão finita é praticamente sem início.”

 E ele continua “Mas a questão fundamental é que CRISTO é um Filho gerado, não um súdito criado. Ele tem por herança um nome mais excelente do que o dos anjos; Ele é um "Filho sobre a Sua casa". E sendo Ele o Filho unigênito de DEUS, é da mesma substância e natureza de DEUS e possui por nascimento todas os atributos de DEUS, pois o PAI agradou-Se de que o Seu filho fosse a expressa imagem de Sua pessoa, o fulgor de Sua glória, e repleto de toda a plenitude da Divindade”

Queridos irmãos, para quem não conhece o pastor Waggoner, junto com o pastor Jones, foi o proclamador da mensagem de Justificação pela fé de 1888.

Já vimos que Cristo diz ter sido gerado pelo Pai, já vimos o Pai dando testemunho de que gerou Jesus e também vimos que nossos pioneiros acreditavam que Cristo foi gerado na eternidade não compreensível para nossas mentes humanas.

Concluímos então, através da Bíblia e com ajuda de um dos nossos pioneiros, que Jesus foi gerado pelo Pai. Logo antes de vir a terra Jesus já era e sempre foi o Filho de Deus.

Podemos notar que os judeus acreditavam realmente que o Messias, o Cristo, era realmente o Filho de Deus. Vejamos o que está escrito em:

Provérbios 30:4

4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?

Isto no Antigo testamento vejamos agora no novo

Mateus 26.63

63 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

João 1.49

49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. 

João 11.27

27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.

Podemos notar que os judeus esperavam o Filho de Deus.

Vejamos também que os discípulos pregavam a Cristo como sendo o Filho de Deus.

09-Marcos 1.1

1 PRINCÍPIO do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; 

17-João 1.34

34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

João 20.31

31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Atos 8.37

37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Atos 9:20

20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

II Coríntios 1.19

19 Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.

Vejamos qual a dúvida lançada por Satanás no deserto.

Mateus 4.3

3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Mateus 4.6

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

Até mesmos os demônios sabiam ser Jesus o Filho de Deus

Mateus 8.29

29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

Marcos 3.11

11 E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus.

Quem melhor para nos falar sobre O Filho de Deus que o apóstolo João, o discípulo amado.

I João 4.15

15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

I João 5.5

5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 

I João 5.10

10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.

I João 5.12

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

I João 5.13

13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

I João 5.20

20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Talvez os irmãos estejam se perguntando por que eu tão exaustivamente tenho mostrado que Jesus é o Filho de Deus? Não cremos todos nós que Jesus é o Filho de Deus?

Infelizmente irmãos, existe uma doutrina que adentrou a nossa igreja que diz que Jesus não é realmente o Filho de Deus. Parece assustador mais é verdade. Esta doutrina diz que quando a Bíblia fala Filho de Deus ela está falando em sentido figurado. Você acredita nisto? Quem quiser conferir é só abrir este livro {“A Trindade”} da CPB na página 107 e 108.

É difícil irmãos eu aqui está falando sobre isto, mas eu só tenho um pedido a fazer. Peço que todos os irmãos estudem o assunto e tirem suas próprias conclusões sobre esta doutrina.

Vários outros textos na Bíblia nos mostram que Jesus foi recebido, adorado e pregado como sendo o filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar.

Que nós possamos também receber, adorar e pregar a todo mundo O Cristo, O Filho do Deus Vivo.

Amém!!!

 

RETORNAR