Está a IASD Representada em Apocalipse 17? |
|
Em primeira mão, gostaria de parabenizar o Dr. Jean por colocar um assunto de tão grande importância em um debate aberto e ainda colocar de uma forma indireta a sua opinião em um assunto tão polemico. Gosto muito do Apocalipse, mas para fazer uma análise de uma profecia, necessitamos de buscar subsídios em outras partes da bíblia. Vou pedir ao leitor que leia em sua bíblia o texto de Ezequiel 16, isto faz-se necessário para podermos traçar um paralelo entre estes dois capítulos. Quando João sob inspiração divina escreveu as cartas a sete igrejas, ele não sabia, que estava escrevendo uma das partes mais tristes da Bíblia, principalmente quando analisamos a carta a igreja de Laodicéia. Não sei se foi providência Divina que o livro de Laodicéia não se encontra na bíblia (Colossenses 4:16: Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também.). Mas o recado dado por Deus para aquele povo não foi para animar ninguém a continuar a sua vida no estado em que se encontrava. Apocalipse 3:
O mais espantoso é que o nosso povo sente-se orgulhoso em dizer que o estado atual da igreja é representado pela carta a Laodicéia, em outras palavras: “EU SOU MORNO E DEUS EM SUA INFINITA SABEDORIA SEMPRE SOUBE DISSO, E PARA MIM ESTÁ MUITO BEM ASSIM. E ME ORGULHO DISSO” E esquecem-se de que Deus mandou este recado, não para acomodar o seu povo nestes dias derradeiros, mas para alertá-lo de que se permanecer nesta condição será jogado fora. Prestando um pouco mais de atenção, dá para notar que Deus está falando a um grupo de pessoas, uma igreja, um povo organizado, que insiste em se vangloriar de sua condição terrena “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”. E não está se preocupando com a advertência dada. Como temos um Deus que não desiste dos seus filho, ele pára de advertir a comunidade, e insiste: se alguém ouvir a minha voz, Ele passa a falar com cada um, se um de vós, individualmente, continua a querer salvar todo aquele que O aceitar. É triste notar, mas a salvação não está na igreja, não está na comunidade, na organização. Está sim, na entrega pessoal, no atender a voz do mestre. Ele deixa claro, que não se apega a tradições que Ele não ordenou, a praxes que Ele não instituiu, e sim a um coração puro e um espírito receptivo. Salmos 125:2
Salmos 137:6
Cantares 6:4
Da mesma forma, como Deus se deliciava com a cidade de Jerusalém, também não encobriu o seu pecado, mas condenou a sua conduta, e, repreendeu para se possível trazer de volta o seu povo. Em Ezequiel 16, temos alguns exemplos de Sua indignação com a cidade de sua afeição:
Deus qualificou o seu povo como “meretriz”, isto porque este povo tinha a verdade, mas não seguiu o que conhecia tão bem. Jerusalém se “prostituiu” seguindo a deuses falsos, conhecendo o caminho verdadeiro. Em Apocalipse 17, temos varias situações curiosas, nos primeiros versos vemos:
O anjo faz a apresentação da meretriz sobre muitas águas. João então é levado para um deserto onde é lhe mostrado uma mulher montada em uma besta a qual é qualificada como a grande MÃE símbolo de babilônia.
Nota-se claramente que se trata de duas mulheres; a que está assentada sobre muitas águas e a que está montada sobre a besta. A que tem o domínio sobre a besta ou é dominada pela mesma. E ainda acrescenta detalhes de seu passado. Diante do espanto de João, o anjo se propôs a explicar:
A explicação que o anjo dá inicialmente é sobre a mulher montada sobre a besta
Sobre os sete montes, há pouca coisa a se dizer, pois temos farta literatura que indicam claramente tratar-se das sete colinas existentes em torno da cidade de Roma.
Ao considerar como é possível estabelecer uma contagem de sete reis estando um ainda vivo a espera de seu substituto, tudo me leva a crer tratar-se exatamente da seqüência papal após sua restauração do poder civil. Outro fato a ser destacado é que esta profecia só seria entendida no período do “rei” existente, ou seja; hoje, exatamente o sexto papa em questão.
Quem é o oitavo rei ou quanto tempo vai durar o sétimo rei teremos de esperar para ver, mas pelo desenrolar da história mundial recente, temos a plena convicção de que não vai demorar muito. Sempre se especulou sobre que ou quem exatamente são estes dez reis. Analisando as conotações verbais em diversas versões bíblicas só podemos chegar a conclusão de que estes reis, ou governantes, estão para o nosso futuro, e não muito distante, visto que os fatos seguintes retratam os últimos momentos da história terrestre.
Nestes versos, volta-se a falar da prostituta, ou meretriz, que está assentada sobre muitas águas. E relata com alguns detalhes os seus verdadeiros intentos. Notem. Não tem como fomentar a idéia de que em um determinado tempo, os reis e a besta odiarão a mulher que carregam. Visto que a grande MÃE está assentada dobre a besta. Na Bíblia, a primeira mulher é chamada de prostituta ou meretriz, e que está assentada sobre muitas águas. Prostituta ou meretriz: porque não se manteve “fiel aos propósitos matrimoniais”, conhecia a verdade, mas não seguiu. Muitas águas: movimento de âmbito mundial, afinal águas = povos. Esta meretriz não faz parte do grande covil das abominações da grande MÃE (a cafetina) ela é só uma das que fazem o que é mandado, mas continua sendo diferente e por isso é notada. Não encontrei o texto de E. G. White que descreve a grande e última perseguição que ocorrerá pouco antes do advento de Cristo, mas fala exatamente sobre “estes odiarão a (igreja ou cristãos) prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo.” Deus falando sobre a infidelidade de Jerusalém também dizia:
E em Apocalipse 17:18, para confirmar que se trata de duas mulheres, ela volta a aparecer
Em suma: a meretriz que está assentada sobre muitas águas é a denominação adventista do sétimo dia. Mas isto não é motivo para desespero, para abandono ou para pensar em achar outras alternativas de uma adoração mais coerentes, porque, em Apocalipse 3:19, Deus diz, através de Cristo: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te." O conselho de Deus foi sempre o mesmo, cabe-nos apenas segui-lo. Gênesis 4:7:
Artigos anteriores:
|