Make your own free website on Tripod.com

Quem é o Parakletos

 

Espírito Santo Consolador, a Mente de Cristo

O Apóstolo Paulo, em sua primeira epístola aos Coríntios, comenta a respeito do entendimento das coisas espirituais e diz que o homem carnal não pode compreender as coisas do Espírito:

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” I Coríntios 2:14.

Ao lermos o capítulo inteiro, percebemos que Paulo refere-se a três poderes (Deus, o Espírito de Deus e Jesus), mas a apenas dois seres (Deus e Jesus Cristo).

Notemos, portanto, o que está escrito no versículo 11 do capítulo 2:

“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”

O que o texto bíblico nos apresenta?

1. Que o homem tem um espírito dentro dele.

2. Que o espírito do homem conhece as coisas dele.

3. Da mesma forma acontece com Deus.

4. Deus tem um espírito que habita nele.

5. Esse espírito conhece as coisas de Deus.

Como bons conhecedores a respeito da mortalidade da alma humana, sabemos que o espírito que habita no homem não é uma entidade consciente separada do homem. Entretanto, se afirmarmos que o Espírito de Deus é um outro ser separado dele, teremos que admitir que o homem possui um ser consciente dentro dele que sobrevive após a sua morte. Paulo utiliza a palavra ASSIM, que significa do mesmo modo, igualmente.

Então o que é o espírito de Deus?

Encontraremos a resposta começando nossa busca no último verso I Coríntios, capítulo 2:

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16

Paulo cita aqui Isaías 40:13:

“Quem Guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?”

Esta mesma citação é utilizada por Paulo em Romanos 11:34, onde Paulo está se referido as insondáveis riquezas do conhecimento e sabedoria de Deus.

Utilizarei o método da comparação para que o entendimento fique mais claro:

Romanos 11:34

Isaías 40:13

“Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 

“Quem Guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?”

Espero que os irmãos já tenham compreendido o que os textos bíblicos querem dizer.

Paulo afirmou que o Espírito de Deus é a MENTE de Deus. A fonte de seus pensamentos insondáveis que nenhum homem pode penetrar! Porém, Deus partilha de seus pensamentos, poder e vida que dEle provém com cada um dos seus filhos.

Em I Coríntios 2, o verso 16 termina com a frase: Nós, porém, temos A MENTE de Cristo. Não o cérebro de Cristo, mas Seus pensamentos, Seu poder e força.

Em Marcos 2:8 está escrito:

“E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração.”

Onde Jesus entendia todas as coisas? Em seu Espírito. E a mente de Cristo não é santa? Portanto o Espírito Santo é o Espírito de Jesus, ou seja a sua MENTE.

Vejam, agora, algumas declarações de Ellen White sobre este assunto:

“Não é essencial para você conhecer e definir justamente o que o Espírito Santo é. Cristo nos falou que o Espírito Santo, ‘O Espírito da verdade, que o Pai enviará em Meu nome.´E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós’ [João 14:16, 17]. Isto se refere a ONIPRESENÇA do Espírito de Cristo, chamado de Consolador. Outra vez Jesus disse: ‘Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade’ [João 16:12, 13].” (Escrito para o irmão Chapman de Petoskey, Michigan, 11 de Junho, 1891, Manuscript Releases, pág. 179).

Perceba que o Consolador é a ONIPRESENÇA DO ESPÍRITO DE CRISTO, ou seja, Cristo presente por meio de Sua mente em todo o lugar e vivendo dentro dos seus filhos.

Abaixo está o texto original para avaliação:

“It is not essential for you to know and be able to define just what the Holy Spirit is. Christ tells us that the Holy Ghost, ‘the Spirit of truth, which the Father shall send in My name.’ ‘I will pray the Father, and He shall give you an other Comforter, that He may abide with you for ever; even the Spirit of truth; whom the world cannot re ceive, be cause it seeth Him not, nei ther knoweth Him: but ye know Him, for He dwel leth with you, and shall be in you’ [John 14:16, 17]. This refers to the om nipresence of the Spirit of Christ, called the Comforter. Again Jesus says, ‘I have yet many things to say unto you, but ye can not bear them now. Howbeit when He, the Spirit of truth is come, He will guide you into all truth’ [John 16:12, 13].” (Written to Brother Chapman from Petoskey, Michigan, June 11, 1891, Manuscript Releases, page 179, emphasis sup plied.)

Eis outra citação e veja que Ellen White diz que o Espírito de Cristo é a sua mente:

“Trabalhemos com o Espírito de Cristo, com a mente de Cristo para corrigir os males existentes”. (Special Testimonies to Ministes and Workers, No. 3, p. 7, april, 1894).

Fonte: “Work with the Spirit of Christ, with the mind of Christ to correct existing evils.” (Special Testimonies to Ministers and Workers, No. 3, p. 7, April 23, 1894)

“Se Ele tivesse o espírito de Cristo, revelaria a mente de Cristo”. (Selected Messages, Book w, p. 213)

Fonte: “If he had the Spirit of Christ, he would reveal the mind of Christ.” (Selected Messages book 2, p. 213)

“Este é um privilégio que o mundo não pode receber ou compreender; pois eles não possuem o ‘Espírito da verdade, a quem,’ Cristo declarou, ‘o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhecem.’ Mas aos discípulos ele disse, ‘vocês o conhecem; para ele ficar com vocês, e estará em vocês.’ Vocês têm a mente de Cristo.” .” (Advent Review and Sab bath Herald, Septem ber 24, 1908).

Fonte: “This is a privilege that the world can not receive or understand; for they have not the ‘Spirit of truth, whom,’ Christ declared, ‘the world cannot receive, because it seeth him not, nei ther knoweth him.’ But to his disciples he says, ‘Ye know him; for he dwelleth with you, and shall be in you.’ You have the mind of Christ.” (Advent Review and Sab bath Herald, Septem ber 24, 1908).

“Nós precisamos trabalhar com um Espírito, com a mente de Cristo, e se nós fizermos isso, nova vida virá à igreja”. (Advent Review and Sabbath Her ald, November 29, 1898).

Fonte: “We must work with one Spirit, even with the mind of Christ; and if we do this, new life will come into the church.” (Advent Review and Sabbath Herald, November 29, 1898).

A primeira citação que fala de uma carta escrita de Ellen White ao irmão Chapman é uma resposta de uma carta enviada a ela datada de 3 de junho. Ela relata qual o pensamento do irmão Chapman com respeito ao Espírito Santo:

“Minha idéia com respeito ao Espírito Santo não é o Espírito de Deus, o qual é Cristo, mas o anjo Gabriel.” (Escrito para o irmão Chapman de Petoskey, Michigan, 11 de Junho, 1891, Manuscript Releases, Vol. 14, pág. 175).

O irmão Chapman acreditava que o Espírito Santo era o Anjo Gabriel, o terceiro na Hierarquia divina e não Jesus cristo onipresente por meio de seu espírito. Foi por isso que Ellen White escreveu para ele a fim de corrigir uma idéia distorcida sobre o Consolador: “Que o Consolador é um outro SER separado do Pai e de Seu Filho”.

Fonte: My idea in reference to the Holy Ghost’s not being the Spirit of God, which is Christ, but the angel Gabriel.” (Escrito para o irmão Chapman de Petoskey, Michigan, 11 de Junho, 1891, Manuscript Releases, Vol. 14, pág. 175).

Portanto, fica claro que Ellen White estava, neste assunto em plena harmonia com a Bíblia Sagrada a respeito deste assunto.

Finalizo minha contribuição com uma citação de Isaías:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os vossos pensamentos”. Isaías 55:8.

Neste sentido, portanto, não podemos definir precisamente a natureza do Espírito de Deus.

Deus abençoe a todos.

Marcelo Gomes

Leia também:

 

RETORNAR