Make your own free website on Tripod.com

O Evangelho Original em Mat 28:19 Não Se Referia à Uma Trindade?

 

Belo Horizonte, 04 de Tishrêi de 5763

Shalom!

 

Recebemos seu e-mail (adventistas-bereanos.com) e agradecemos-lhe o contato! Segue o outro retorno atendendo seu pedido:

De fato, a questão da "Tevilá" (Imersão ou Batismo) é relevante para nós, uma vez que ela nos diz respeito como um testemunho público de nossa "emuná" (fidelidade ou fé) no Messias Yeshua.

Realmente, é surpreendente o fato de a "Tevilá" (Imersão em água) no Livro de Atos somente haver sido realizado em Nome do Messias Yeshua (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5) e, só vermos Matityáhu (Mateus) 28:19 mencionando a expressão "em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Muitos indagam: Por que isto? Yeshua falou a referida expressão em Matityáhu 28:19? Lucas a omitiu propositadamente? A Tevilá (Imersão em água) era mesmo realizada no 1º século em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?

Antes, peço que todos entendam de uma vez por todas que estamos em processo de restauração à originalidade da Comunidade do Messias conforme era no 1º século. Portanto, devemos ser imparciais e aceitar solidamente os fatos historicamente comprovados.

Segundo o Morê (Professor) de Judaísmo do Período do Segundo Templo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flüsser em seu livro Judaísmo e Origens do Cristianismo, Vol. 1, pág. 156, a expressão "em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" não foram mencionadas em todas as citações de Matityáhu 28:19 nos escritos de Eusébio ANTERIORES AO CONCÍLIO CRISTÃO DE NICÉIA (325 d.E.C.) sob a supervisão do imperador Constantino. O texto de Matityáhu (Mateus) 28:19 antes do referido Concílio era o seguinte: "Ide e tornai todos os gentios discípulos em Meu Nome, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei".

Ademais, Eusébio foi pressionado pelo bispo cristão Atanásio (que teve participação no Concílio de Nicéia) a fazer a "inserção" Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, caso não a fizesse, seria exilado para a Espanha conforme as palavras que ouví do Rabino Joseph Shulam quando indaguei ao mesmo sobre Matityáhu (Mateus) 28:19.

Portanto, Yeshua, sob este argumento supracitado, não fez menção a em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tratando-se, pois de um acréscimo.

Infelizmente, este fato não é do conhecimento de todos.

Mas, e agora: E os batismos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo que se fazem atualmente? Obviamente, esta questão só está vindo a público contemporaneamente. Tantos séculos se passaram com este fato histórico oculto diante dos olhos da Igreja do Messias. E agora, neste momento ou tempo desta descoberta, não podemos ser juízes terminantemente implacáveis daqueles que até fazem a Tevilá (Imersão em água ou Batismo) sem terem o mínimo de conhecimento a respeito. Portanto, o processo é complexo.

Bom, quanto às igrejas que imergem só em Nome do Messias, elas estão agindo segundo o padrão de Atos conforme foi aduzido acima. Portanto, quem recebeu a "Tevilá" (Imersão em água) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo foi e é válida, como também a dos demais integrantes do Corpo do Messias, uma vez que foi realizada com o Nome do Messias (o problema só está em acrescentar a expressão dita anteriormente).

Mas, não podemos condenar os que imergem em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não foram culpados deste acréscimo.

Que o Eterno D-us dos nossos pais Abraão, Isaac e Jacob te abençoe!

Cordialmente no amor do Messias Yeshua (Jesus),

Fernando Oliveira Santana Júnior
Departamento Teológico
Ministério Ensinando de Sião - Brasil

Leia também:

Coisas Que Não Te Contaram Sobre Mateus 28: 19 Mas Hoje Você Tem a Chance e o Dever de Saber!

 

RETORNAR